Investigação na área da Sustentabilidade: muito necessária e viável!
Research in sustainability: highly needed and feasible!
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.39231Palavras-chave:
development, sustainable, anesthesia, activity, researchResumo
Vivemos atualmente numa nova era geológica: o Antropoceno, onde a humanidade se tornou a força dominante na formação do ambiente da Terra.(1) Os desafios crescentes da poluição ambiental, das alterações climáticas, da perda de biodiversidade e das consequências para a saúde associadas exigem que a saúde, um setor poluente responsável por 5-10% das emissões globais de gases de efeito estufa, desenvolva soluções sustentáveis.(2,3) A European Society of Anaesthesiology and Intensive Cares (ESAIC) apresentou a Declaração de Glasgow, definindo áreas prioritárias para mitigar a pegada de carbono da anestesia.(4) A concretização destes objetivos requer uma transformação profunda da nossa profissão e do sistema de saúde em geral. Para nos ajudar a enfrentar este desafio, precisamos de investigação científica para nos guiar. No contexto da “saúde do planeta”, é crucial criar estratégias eficazes para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, facilitar a sua implementação, construir conjuntos de dados relevantes para informar os decisores e desenvolver abordagens inovadoras para a investigação na "saúde do planeta".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Nicolaas Sperna Weiland
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.