A problemática da recusa de sangue por Testemunhas de Jeová adultas e legalmente competentes

Autores

  • Daniel Rodrigues Alves
  • Diogo Pais

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.7323

Palavras-chave:

Adulto, Bioética, Competência Mental, Direitos do Doente, Recusa ao Tratamento, Testamentos Vitais, Testemunhas de Jeová, Transfusão de Sangue

Resumo

Introdução: A recusa em receber derivados do sangue a que as Testemunhas de Jeová estão submetidas levanta problemas éticos e legais relativamente ao modo como proporcionar os melhores cuidados de saúde a estes pacientes. No presente artigo discutimos os princípios Bioéticos envolvidos bem como a regulamentação existente sobre o assunto, esperando contribuir para uma acção mais reflectida e uniforme entre os profissionais de saúde.

Material e Métodos: Efectuámos uma pesquisa na PubMed utilizando as expressões “Jehovah’s Witness”, “Living will”, “Transfusion refusal” e “Blood refusal”, bem como uma pesquisa no ordenamento jurídico português e organismos institucionais.

Resultados: Apresentamos diferentes argumentos a favor e contra a transfusão sanguínea neste contexto.

Discussão e Conclusões: A maioria dos autores inclina-se para que, salvo raras excepções, a vontade livremente expressa do paciente e o seu direito à autonomia devem ser respeitados num campo em que diferentes conceitos Bioéticos entram naturalmente em colisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Rodrigues Alves, D., & Pais, D. (2017). A problemática da recusa de sangue por Testemunhas de Jeová adultas e legalmente competentes. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 26(2). https://doi.org/10.25751/rspa.7323