Educación sin Antropología: el caso de los temas transversales en España

Autores

  • Joan Vendrell Ferré Universidad Autónoma del Estado de Morelos

Resumo

Análise das consequências da não inclusão da Antropologia e de outras Ciências Sociais na construção dos novos programas educativos em Espanha. Para o autor, existem dois factos que condicionam os planos pedagógicos: o cientifismo e o "triunfo das pedagogias psicológicas". O cientifismo, entendido como uma ideologia com pretensões hegemónicas, não pode ser questionado se a Filosofia, a Antropologia ou outras Ciências Sociais desaparecem do Curriculum Básico. E o mesmo ocorre com as pedagogias baseadas na psicologia "científica". Estamos perante uma verdadeira expropriação sócio-cultural, acompanhada por um culto do indivíduo - narcisismo. Palavras ou expressões com o prefixo "auto" são muito comuns nos objectivos do novo Curriculum educativo em Espanha. Tal pode ser visto no caso dos "temas transversais", levantando questões quanto às consequências da exclusão nos novos programas dos conteúdos antropológicos.

Edição

Secção

Artigo breve