Uma abordagem territorial e político-institucional da política de saneamento do Brasil, no eixo do abastecimento de água

Autores/as

  • Beatriz Bernardes Ribeiro Universidade de Brasília
  • Luiz Guilherme Oliveira Universidade de Brasília
  • Alan Ricardo Silva Universidade de Brasília

Palabras clave:

políticas públicas, saneamento, abordagem territorial e político-institucional

Resumen

Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo que busque averiguar em que medida a noção de espaço pode contribuir para a interpretação de uma determinada política. Incorpora na análise de políticas públicas a relação entre as esferas espacial e político-institucional, estabelecendo uma comparação entre os locais no Brasil e levando em conta a influência que seus municípios exercem em relação às dimensões consideradas relevantes para o desenho de políticas públicas. Isto é conseguido através da construção de um modelo estatístico espacial, segundo o qual as influências são separadas em termos da relação entre os locais, seja espacial ou político-institucional. Propõe-se uma abordagem que considera diferentes dimensões, como atores-chave - políticos, eleitores, burocratas e grupos de interesse -, superando fatores infra-estruturais e demográficos e incluindo fatores institucionais e políticos, na tentativa de aprofundar a análise desses assuntos. A hipótese testada comprovou não apenas a interferência da relação de vizinhança física no resultado das políticas públicas, mas também a interferência da relação político-institucional, associada a esse resultado, simultaneamente, em um único modelo.

Biografía del autor/a

Beatriz Bernardes Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutoranda em Administração na Universidade de Brasília (FACE/UnB) e Doutoranda de Co-tutela na Universidade de Paul Cézanne Aix-Marseille 3 – França. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE (2006), Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília – UnB (1993) e Analista de Finanças e Controle (AFC/CGU) desde 1994.

Luiz Guilherme Oliveira, Universidade de Brasília

Professor Adjunto III da Universidade de Brasília (FACE/UnB). Pós-Doutorado em Columbia University (2012) – SIPA (School of International and Public Affairs) e Doutor em Política Científica e Tecnológica na Unicamp (2005).

Alan Ricardo Silva, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade de Brasília, Doutor (2009) e Mestre (2006) em Transporte pela Universidade de Brasília, Graduado em Estatística na Universidade de Brasília (2003).

Descargas

Publicado

2012-12-01

Número

Sección

Article