Assimetrias sociais, habitats de aprendizagem e capacitação para o Mundo VUCA

Estudo de caso sobre a “Casa da Inovação”

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Mots-clés :

inovação, políticas públicas, capacitação, tripla hélice, Nova Iguaçu, VUCA

Résumé

O chamado Mundo VUCA é um conceito relacionado aos imprevistos e rapidez com que as mudanças ocorrem no mercado. O termo VUCA é um acrônimo das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, que significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O objetivo deste artigo é identificar traços e características formativas incluídas no programa “Casa da Inovação” que busca ajudar jovens a lidar com o mundo VUCA e contribui para a redução de assimetrias sociais. Utilizou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, fazendo uso da pesquisa documental e entrevista aberta com o gestor de políticas de inovação, e com análise de dados do projeto implantado na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro (Brasil). Os resultados apontam para uma grande adesão da população a essa iniciativa e uma expansão de novas unidades. Porém, dado o tempo de maturidade do programa, ainda não é possível concluir a efetividade do mesmo em termos de empregabilidade, mas sim em termos de proposições formativas. O presente artigo identificou que as políticas públicas podem ser direcionadas para contribuírem com o desenvolvimento de uma região ou país. Entende-se que o monitoramento de demandas do mercado de trabalho é determinante para a redução de assimetrias. A implantação de espaços que não repitam os mecanismos de reprodução das desigualdades citadas por Bourdieu, pode permitir que indivíduos da localidade estudada possam estar mais bem preparados para o contexto de mutação empresarial vigente.

Bibliographies de l'auteur-e

Danielle Rezende Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (2019), Especialização em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (2013) e Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011).

Ana Carolina Magalhaes de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (2019), Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2012) e Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Uniabeu (2011).

José André Villas Boas Mello, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos

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Publié-e

2022-06-15

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