Avaliação Independente de Projectos EQUAL

Reflexões e propostas a partir de uma experiência

Auteurs-es

  • João Emílio Alves Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre
  • Eva Marques Mineiro Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre
  • Alexandre Cotovio Martins Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre

Mots-clés :

avaliação, avaliação independente, Programa EQUAL, parceria de desenvolvimento, equipas-recurso

Résumé

Atendendo às especificidades do Programa EQUAL na sua globalidade e à diversidade de projectos financiados no seu âmbito (muitos deles diferentes e singulares no que respeita, por exemplo, às metodologias e processos de execução nos respectivos territórios), apresenta-se neste artigo um conjunto de considerações de índole teórico-metodológica sobre os processos de avaliação independente dirigidos aos mesmos projectos. Partindo de uma experiência de avaliação independente, retoma-se aqui o dispositivo de avaliação elaborado e aplicado, o qual procurou incorporar e materializar um conjunto de referenciais teóricos e metodológicos habituais em processos de avaliação, a partir das orientações bibliográficas disponíveis (parte delas sugeridas inclusivamente pelo Gabinete de Gestão EQUAL). Descrevem-se adicionalmente as opções pela elaboração de um sistema de avaliação com recurso a várias metodologias e técnicas, numa perspectiva articulada entre procedimentos e instrumentos de cariz quantitativo e qualitativo, ajustados às especificidades do projecto em avaliação, no sentido de proporcionar uma reflexão, tão rigorosa quanto útil, para a respectiva Parceria de Desenvolvimento (PD). É sobre as características e potencialidades desse dispositivo, acompanhado por alguns dados empíricos a título de ilustração, que se dá conta no presente texto.

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Publié-e

2008-12-01

Numéro

Rubrique

Article