Entrevista com Giselle Beiguelman: Entre imagem e política no/do urbano
Palavras-chave:
artes digitais, espaço urbanoResumo
A entrevista com a professora, pesquisadora e artista Giselle Beiguelman ocorreu no dia 20 de março de 2025 no Centro Cultural FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em São Paulo, capital quando, em uma de suas galerias, estava em cartaz uma exposição de sua autoria: Venenosas, nocivas e suspeitas.
A conversa foi estruturada em três momentos e foi realizada por Adriana Nascimento (DAUAP /PIPAUS/ UFSJ) e Renata Macedo (Associação Keppe e Pacheco). O primeiro momento buscou abordar a trajetória pessoal de Giselle Beiguelman, a respeito de sua produção profissional, de seus trabalhos acadêmicos e científicos em relação com as artes digitais no espaço urbano, em articulação com a temática deste dossier: Media-digital e estudos urbanos: uma abordagem metodológica para co-transformar o espaço e a sociedade. Num segundo momento, conversamos sobre Método/ Metodologia em seus trabalhos e, para encerrar, foi abordada a questão política, tema fundamental em suas abordagens transversais, conforme tratado em seu último livro: Políticas da Imagem (2021).
Referências
Beiguelman, G. (2021). Políticas da Imagem: Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo, SP: Ubu Editora.
hooks, b. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo, SP: Editora WMF Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Adriana Nascimento, Renata Macedo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Cidades, Comunidades e Territórios by DINÂMIA'CET-IUL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 4.0 Unported License.Permissions beyond the scope of this license may be available at mailto:cidades.dinamiacet@iscte.pt.




