Jovens, formação e mercados artísticos: estudos no Brasil e em Portugal

Autores

  • Vera Borges DINÂMIA'CET-IUL, Instituto Universitário de Lisboa e Investigadora Associada do ICS, Universidade de Lisboa
  • Ivan Faria Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

arte, formação, mercados artísticos, juventude

Resumo

O objetivo do artigo é discutir os processos de formação, profissionalização e inserção social dos jovens no mercado artístico da cidade de Salvador, na Bahia, e comparar as conclusões preliminares desse estudo com uma pesquisa anterior, realizada em contexto português, junto de mais de uma centena de jovens artistas. Os dados analisados mostram que nos dois contextos, entre Portugal e o Brasil, os cenários das artes têm mobilizado sonhos e expectativas entre os mais jovens. As instituições oferecem mais cursos nas áreas artísticas, mas tal oferta de formação e a sua procura por parte dos alunos tem contrastado com os elevados níveis de “desligamento”, no caso de Salvador, e de desilusão, no caso português, durante o período de formação e inserção destes jovens, agenciadores de mudança no mercado de trabalho.

Biografia Autor

Ivan Faria, Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal de Minas Gerais

I am Assistant Professor at the Department of Education at Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. UEFS is public institution in the state of Bahia, Brazil, where I teach and develop researches on youths, arts, transitions from schooling to work, cultural market, artistic training and artistic work.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Secção

Artigo