A importância da “Rocade des Hauts Plateaux” para o desenvolvimento das Planícies Altas na Argélia (Nouvelles Villes)

Autores

  • Pedro Mezia Lopes ISCTE - IUL (No âmbito do Programa de Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos)

Palavras-chave:

Portugal/ Argélia, Planícies Altas, Arquitectura, Villes Nouvelles, Boughezoul

Resumo

O presente artigo, inserido no programa de doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, pretende motivar uma melhor compreensão ao nível geográfico, demográfico, económico e arquitetónico de parte de um dos territórios de possível intervenção num futuro próximo, para os arquitetos portugueses no mercado argelino. Será feita a caracterização do território das planícies altas argelinas por cruzamento com a construção da “Rocades des Hauts Plateaux” (e Autoestrada Este/Oeste), e a sua importância para o aparecimento das Villes Nouvelles (comparação com o fenómeno francês dos anos 60). Será apresentado um caso de estudo exemplo do programa das Villes Nouvelles – Boughezoul, bem como a sua ligação com as temáticas atras referidas e com as demais em projecto/construção na parte do território argelino em estudo. Temporalmente este estudo pretende abranger os períodos desde a década de 60 até 2010 (declínio das Planícies Altas), e o período de 2010 a 2020 (possível evolução das Planícies Altas por contágio com as Villes Nouvelles). Tem ainda como intenção, reflectir sobre o tipo de habitação típica/comum existente durante os períodos mencionados. Posteriormente, este artigo fará parte integrante da Tese de Doutoramento “10 anos de Intervenção Arquitetónica Portuguesa no Magreb - Argélia”, em que será projetado a viabilidade futura da continuação da intervenção portuguesa em território argelino.

Biografia Autor

Pedro Mezia Lopes, ISCTE - IUL (No âmbito do Programa de Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos)

Arquitectura

Downloads

Publicado

2012-07-01

Edição

Secção

Artigo