Violence à l'École. La lutte contre la violence ne fait que commencer

Autores

  • Jacques Pain Université Paris X Nanterre e CREF

Palavras-chave:

violência, escola, planos, instituição, integração, pedagogia

Resumo

A problemática central do artigo é a violência na escola, nomeadamente em escolas "sensíveis" ou problemáticas. Procura descrever e reflectir criticamente sobre a forma como os diversos actores a têm perspectivado no sentido de se encontrarem soluções quer para resolver os problemas de violência, quer para a prevenir. O artigo questiona a eficácia dos Planos "anti-violência" propostos e das políticas subjacentes (ideologias), numa perspectiva de implementação, para que passem de meros planos. Critica a incapacidade de mobilizar todos os intervenientes e encontra-se implícita a ideia de que importa perspectivar esta problemática de forma mais vasta, na interacção entre a escola e a cidade. Passa ainda em revista algumas das questões relevantes colocadas pelas situações de violência (distingue entre as penais -visíveis-e as de atitude- invisíveis), nomeadamente a importância de promover a integração e valorizar os saberes, qualificando-os, apostando também na valorização pedagógica dos professores, sobretudo os que exercem a sua profissão em escolas "sensíveis", sem descurar a segurança.

Downloads

Publicado

2006-12-01

Edição

Secção

Artigo