School Selection and Local Food Production in Ghana’s School Feeding Programme
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.6273Resumo
Os programas de alimentação escolar têm sido elogiados por melhorarem a matrícula escolar e o desenvolvimento físico das crianças nas comunidades mais pobres, mas a discussão sobre os critérios de seleção das escolas e as ligações com a produção local de alimentos tem sido mínima. Este artigo analisa a seleção de escolas e a produção local de alimentos no âmbito do programa de alimentação do Gana. Os resultados mostram que a seleção de escolas tem sido muito problemática, motivada em grande parte pelo favoritismo político e o ganho financeiro, e não pelos critérios estabelecidos de pobreza e reduzido número de matrículas. Os agricultores locais foram registados em alguns distritos para abastecer de alimentos aos fornecedores, ajudando assim a melhorar a produção local de alimentos. O artigo defende que os programas de alimentação devem ser desenhados para garantir que alcançam aqueles que realmente precisam e para envolver os atores locais de forma a promover benefícios mútuos.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.