A História de Luta de Maria Henriqueta Miguel Pedro na FNLA, Frente Nacional de Libertação de Angola
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.7198Resumo
O artigo debruça-se sobre a história de vida da ex-combatente da FNLA, Maria Henriqueta Miguel Pedro, Joia. Joia foge aos estereótipos sobre a FNLA. De origem kimbundu, filha de pais assimilados, nasceu em Luanda e foi estudante liceal. A sua biografia contribui para pensarmos a FNLA para além da História Única, ou seja, um movimento nacionalista de homens da etnia bakongo, com origem no norte de Angola, refugiados no país vizinho Congo, de religião batista e com raízes camponesas. O artigo defende que as ex-combatentes e a militância clandestina devem ser incluídas na memória e história da luta de libertação da FNLA para que essa luta seja ressignificada e a pertença à nação não seja excludente das mulheres.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.