In memoriam: Fernando Florêncio
DOI:
https://doi.org/10.15847/cea48.43861Abstract
Antropólogo comprometido com o conhecimento, professor cativante, cientista social despegado de caminhos acríticos. Ateu empedernido e estudioso de religiões e rituais, professava uma relação genuína com a verdade despida de adereços. Praticava uma antropologia vazia de preconceitos, alinhado com povos em vez de elites, que o levaram a terrenos empiricamente férteis, porém duros e pesados, esmagadoramente rurais, quase nunca modernos. Aprendeu-a na teoria e na prática, no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e no Ruanda, Moçambique e Angola, sempre em sociedades em conflito ou pós-conflito. Foi lá que firmou o seu saber e que gerou conhecimento, mas também onde susteve perdas importantes de amigos e conhecidos. Nunca se deixou abater, não sem volta, este antropólogo que, provavelmente, tinha nascido para ser baixista de rock.
Era frequentemente convidado a proferir seminários, aulas e palestras, onde oferecia histórias das várias peripécias, aventuras, horrores e vitórias vividas durante o seu trabalho de campo. Sempre pragmático e metafórico, aconselhou e orientou dezenas de estudantes que lhe pediam conselhos para trabalhar em contextos diferentes. Podia ser facilmente encontrado a fumar e a conversar com estudantes à porta do departamento que o acolheu na Universidade de Coimbra.
Ao longo da sua carreira Fernando Florêncio colaborou várias vezes com a revista Cadernos de Estudos Africanos. Foram vários artigos e dezenas de trabalhos de revisão, além de outras publicações no âmbito do Centro de Estudos Africanos/Centro de Estudos Internacionais, de que é exemplo a sua segunda monografia,Vozes do Universo Rural: Reescrevendo o Estado em África. O seu trabalho de reconhecido mérito somou conhecimento a estudantes de estudos africanos, antropologia e história, abrindo muitas portas que até então não eram visíveis desde o horizonte académico nacional.
Vasco Martins
Diretor, Cadernos de Estudos Africanos
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cadernos de Estudos Africanos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
I authorize the publication of the submitted article/review of which I am the author.
I also declare that this article is original, that it has not been published in any other way, and that I exclusively assign the publication rights to the journal Cadernos de Estudos Africanos. Reproduction of the article, in whole or in part, in other publications or on other media is subject to the prior authorization of the publisher Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.