Império, Patronato e uma Revolta no Reino do Kongo

Autores

  • Jelmer Vos Department of History Old Dominion University 8000 Batten Arts & Letters, Norfolk, VA 23529 United States

DOI:

https://doi.org/10.4000/cea.2225

Palavras-chave:

Angola, Kongo, resistência, dominação colonial, clientelismo, cultura política

Resumo

Este artigo argumenta que o famoso levante ocorrido no Kongo, em 1913, simbolizou uma rotura nas relações clientelistas estabelecidas entre o Estado colonial português, os governantes do Kongo em São Salvador, e seus eleitores locais. Por um lado, a imposição colonial do trabalho forçado minou um contrato social que fazia o rei do Kongo confiável para os chefes subalternos e seus seguidores. A revolta subsequente contra o governante em exercício, Manuel Kiditu, é explicada em termos de economia moral como uma resposta coletiva ao desrespeito às regras da reciprocidade social por parte de Kiditu e seus assessores. Por outro lado, a quebra nas relações de confiança entre Kiditu e o líder rebelde Álvaro Buta também desempenhou um papel crucial na revolta.

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Publicado

2018-06-08