The Effect of Electoral Violence on Electoral Participation in Africa
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.4459Resumo
Estudos africanos sistemáticos mostraram que a violência eleitoral tende a ter um impacto negativo, levando os africanos a não participar nas eleições. Através do uso de uma perspetiva multidimensional no estudo da violência eleitoral e participação eleitoral, combinado com a dinâmica recente dos inquéritos de opinião pública do Afrobarómetro de 2016 e 2018 de 33 países africanos, este estudo conclui o oposto. Os africanos que perceberam violência eleitoral tendiam mais a participar nas campanhas eleitorais e a votar. Em vez de ser usada pelo titular do poder para impedir os apoiantes da oposição de votar, a violência eleitoral parece motivar aqueles que a percebem a participar nas eleições. No entanto, embora a violência eleitoral possa aumentar a participação eleitoral, esta má prática não é conducente à consolidação democrática ou promoção da, ou satisfação com, a democracia.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.