Diálogo com Alberto da Costa e Silva: A participação africana na agricultura brasileira e outros movimentos e contribuições transatlânticas
Resumo
A entrevista realizada em 2018 com o historiador e africanista brasileiro Alberto da Costa e Silva objetivou explorar os desdobramentos da diáspora africana e suas influências na agricultura brasileira. A partir deste tema foram abordadas questões sobre a alimentação, adaptação de instrumentos agrícolas, escravidão, e mineração, na África, em Portugal e no Brasil. Costa e Silva relaciona as particularidades dos africanos reconhecendo-os como copartícipes na formação da sociedade brasileira. Em suas falas, o historiador relata modos de vida, costumes e conhecimentos típicos, e como estes comportamentos se misturaram formando um novo com marcas tanto portuguesas, quanto indígenas ou africanas, apesar de muitas vezes uma contribuição ser desvalorizada em benefício de outra.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.