Uma História de Violência sob as Brumas des Virunga. Morte e poder no Ruanda
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.211Resumo
O presente artigo apresenta uma leitura pessoal para o entendimento da história do relacionamento entre os dois principais grupos étnicos do Ruanda, os Bahutu e os Batutsi, que desde a independência do país, em 1961, se digladiam ciclicamente pelo controle hegemónico do Estado e pela conquista de um espaço de dominação de um sobre o outro. Pretende-se ainda demonstrar que a luta política no Ruanda despoletou a guerra civil no Zaire e o nascimento da República Democrática do Congo.Referências
Guichaoua, A. (Dir.) (1995). Les crises politiques au Burundi et au Rwanda (1993-1994). Lille: Université des Sciences et Technologies.
Heusch, L. de (1982). Rois nés d’un coeur de vache. Paris: Gallimard.
Lugan, B. (1997). Histoire du Rwanda. De la préhistoire à nos jours. Paris: Bartillat.
Nahimana, F. (1993). Le Rwanda. Emergence d’un Etat. Paris: L’ Harmattan.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 Cadernos de Estudos Africanos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.