Renasceres®

um modelo para a construção da cidadania em saúde através da literacia para a saúde

Autores

  • Luis Saboga-Nunes Rede Lusófona para a Promoção da Literacia para a Saúde, CISP. Universidade NOVA de Lisboa
  • Otília da Silva Freitas Universidade da Madeira — Escola Superior de Saúde
  • Madalena Cunha Instituto Politécnico de Saúde de Viseu. Escola Superior de Saúde de Viseu. CI&DETs. CIEC

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir021.21356

Palavras-chave:

literacia para a saúde renasceres, Salutogenese, Sentido de coerência, Cidadania em saúde

Resumo

INTRODUÇÃO
Neste artigo exploram-se os conceitos de saúde, literacia para a saúde e cidadania em saúde. A partir de uma discussão focando a sustentabilidade social é integrado o paradigma salutogénico e o constructo do sentido de coerência como estruturas de pensamento e ação na concretização do devir social

DESENVOLVIMENTO
Utilizando uma metodologia de tracer focando a cessação tabágica é feita urna aplicação deste paradigma ao exercício da cidadania em saúde. Articulando um conjunto de recursos gerais de resistência, que na linguagem do paradigma salutogénico são os elementos favoráveis à negantropia, é desenvolvida uma abordagem focalizando a máxima funcionalidade, identificada nas letras do acrónimo renasceres®.

CONCLUSÕES
Cada letra do acrónimo renasceres® representa um domínio de intervenção no âmbito da promoção da saúde que, numa perspetiva salutogénica, acentua a progressão da pessoa rumo ao polo de máxima funcionalidade: Resiliência, Exercício, Nutrição, Água, Sol, Confiança, Equilíbrio, Repouso, Empoderamento e Sentido de coerência. Deste modo contribui-se para uma discussão de boas práticas no campo da promoção da literacia para a saúde (www.literacia-saude,info) favorável ao exercício de uma cidadania em saúde que contribua para a sustentabilidade ambiental, social e cultural.

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Publicado

2016-02-29

Como Citar

Saboga-Nunes, L., Freitas, O. da S., & Cunha, M. . (2016). Renasceres®: um modelo para a construção da cidadania em saúde através da literacia para a saúde. Servir, 59(1), 7–15. https://doi.org/10.48492/servir021.21356