Políticas
Política Editorial
A Servir, (ISSN 0871-2379 , eISSN 2184-5697) é uma publicação científica, com revisão por pares, propriedade da Associação Católica dos Profissionais de Enfermagem e Saúde (ACPES). É editada pela ACEPS e sediada em Lisboa, tem publicação periódica quadrimestral (ocorrendo edições especiais suplementares, sempre que tal se considerar oportuno).
A revista Servir é disponibilizada em formato eletrónico, adota, desde 2019, uma política de acesso livre /aberto (open access), permitindo o acesso gratuito a todo o conteúdo publicado, sem qualquer tipo de embargo ou encargo.
A política editorial da revista visa contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico teórico e empírico nas áreas da enfermagem e da saúde, adotando sempre que possível uma natureza transdisciplinar.
Para permitir a transferência de saberes científicos e técnicos para o mundo real do quotidiano dos académicos, dos profissionais e do cidadão comum é requisito que todos os artigos sejam originais e cientificamente relevantes.
São aceites para publicação, artigos científicos e técnicos e artigos de revisão, realizados com rigor metodológico e com potencial de contribuir para o desenvolvimento áreas científicas das ciências da vida e da saúde. Os artigos submetidos deverão conter dados originais, não ter ainda, sido objeto de publicação (parcial ou integral) e não estar em processo atual de avaliação editorial por parte de outro periódico. Tem uma extensão internacional, possibilitando a publicação em formato bilingue, em português e inglês sendo obrigatória a versão em português. É aconselhado aos autores que submetam os seus artigos a serviços de tradução especializados.
A revista Servir subscreve os requisitos propostos pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para a apresentação de artigos científicos a revistas com arbitragem científica.
A forma adequada de citação da revista em referências bibliográficas é Servir.
A política editorial segue os critérios do Directory of Open Access Journals – DOAJ, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor.
O processo de revisão é integralmente gerido em sistema de double blind review, preservando a identidade dos revisores e dos autores.
Política de Acesso Aberto e Copyright
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.
As políticas editoriais estão definidas de acordo com os critérios do Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Política de Revisão por Pares
A revista segue o processo de revisão duplamente cega (double-blind peer review), estando a decisão de publicar dependente do parecer favorável de dois revisores externos, sendo um deles falante nativo da língua usada no trabalho. Os revisores, peritos académicos ou profissionais, de diferentes proveniências institucionais e geográficas, serão recrutados do conselho editorial e, segundo o conteúdo dos trabalhos submetidos.
Política de Plágio
Todos os artigos enviados à Servir passam pela verificação de similaridade a partir de programas destinados a tal função. A deteção de plágio nos artigos submetidos implicará o impedimento de publicação do trabalho submetido e de outras publicações durante um período de tempo a definir pela Direção da revista.
Política de Arquivo
A Revista Servir faz parte do projeto SARC – Serviço de Alojamento de Revistas Científicas, que assenta na plataforma de publicação e gestão de publicações OJS – Open Journal System. Este serviço disponibilizado no âmbito do projeto RCAAP é fornecido em SaaS (Software as a Service) e são desenvolvidas todas as atividades de atualização, monitorização, backups, segurança.
Política de Repositório
A revista Servir permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de Preservação Digital
Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project.
Política de Partilha de Dados
A revista incentiva os autores a disponibilizarem os dados que suportam os resultados apresentados nos artigos. Exclui-se a disponibilização de dados que, em qualquer circunstância, comprometam a proteção, a privacidade ou a segurança dos envolvidos na investigação ou qualquer outra questão legal ou ética. Este depósito deve ser feito antes ou no momento da submissão.
Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos ficheiros a longo prazo e registo de identificadores persistentes. Em caso de dificuldade de identificação do repositório adequado, recomenda-se, por exemplo, a utilização do portal re3data.org para encontrar um ajustado às necessidades ou usar um repositório generalista como o Zenodo.
Os autores são encorajados a seguir as boas práticas de citação também no que aos conjuntos de dados diz respeito. Quando aplicável, deve ser fornecida a informação sobre onde se encontram os dados associados ao artigo e sobre as condições em que se pode aceder aos mesmos. O DOI, outro identificador persistente ou o URL também devem ser fornecidos quando aplicável.
Exemplo: Os dados que suportam os resultados apresentados neste artigo estão disponíveis em acesso aberto no Zenodo.
Para assegurar a dupla revisão cega por pares, esta informação não deve, contudo, constar no documento do artigo. Durante o processo de submissão, poderá colocar a informação nos comentários ao editor.