Declaração de ética

Declaração de Ética e Práticas de Publicação

Esta revista compromete-se com os mais elevados padrões de ética e qualidade na publicação científica. Defendemos comportamentos éticos por parte de todos os intervenientes no processo editorial: autores, editores, revisores e membros da equipa editorial. Não são tolerados o plágio nem quaisquer outras práticas consideradas antiéticas.

Deveres dos Editores

Decisão de publicação: Compete ao editor decidir quais os manuscritos submetidos que serão publicados, tendo em conta as políticas editoriais da revista e o cumprimento das exigências legais em matéria de difamação, violação de direitos de autor e plágio. O editor poderá consultar o conselho editorial ou revisores na tomada de decisões.

Imparcialidade: A avaliação dos manuscritos deve basear-se exclusivamente no seu mérito científico, independentemente de raça, género, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou convicções políticas dos autores.

Confidencialidade: O editor e os demais membros da equipa editorial não devem divulgar qualquer informação sobre os manuscritos submetidos, salvo aos autores, revisores, membros do conselho editorial e demais colaboradores diretamente envolvidos no processo editorial.

Divulgação e conflitos de interesse: Informações não publicadas contidas nos manuscritos não devem ser utilizadas para benefício próprio sem o consentimento explícito e por escrito do(s) autor(es). O editor deve abster-se de avaliar manuscritos relativamente aos quais tenha conflitos de interesse decorrentes de relações pessoais, profissionais ou institucionais.

Participação em investigações: O editor deve adotar medidas apropriadas quando forem apresentadas queixas relativas a condutas éticas em manuscritos submetidos ou artigos já publicados.

Deveres dos Revisores

Contributo para a decisão editorial: A revisão por pares constitui um apoio essencial ao editor na tomada de decisões editoriais, além de poder contribuir para a melhoria dos artigos por parte dos autores.

Pontualidade: Qualquer revisor convidado que se sinta inadequado para avaliar o manuscrito, ou que saiba que não poderá fazê-lo atempadamente, deve informar o editor e recusar o convite à revisão.

Confidencialidade: Todos os manuscritos recebidos devem ser tratados como documentos confidenciais e não devem ser divulgados ou discutidos com terceiros.

Objetividade: A revisão deve ser feita de forma objetiva, e os comentários devem ser claros, fundamentados e construtivos.

Reconhecimento de fontes: Os revisores devem alertar para referências relevantes não citadas pelos autores e notificar o editor sobre eventuais semelhanças substanciais entre o manuscrito em análise e outros trabalhos de que tenham conhecimento.

Divulgação e conflitos de interesse: Informações privilegiadas ou ideias obtidas durante o processo de revisão devem manter-se confidenciais e não devem ser utilizadas em benefício próprio. Os revisores devem recusar a avaliação de manuscritos em que existam conflitos de interesse, nomeadamente de natureza profissional, pessoal, institucional ou financeira.

Deveres dos Autores

Padrões de relato: Os autores devem apresentar uma descrição rigorosa do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva do seu significado. Os dados subjacentes devem ser apresentados com clareza e detalhe suficiente para permitir a sua replicação.

Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que o trabalho submetido é original. Caso utilizem o trabalho ou palavras de outros autores, essas fontes devem ser devidamente citadas. O plágio, em qualquer das suas formas, é considerado comportamento antiético e será rejeitado.

Publicações múltiplas ou redundantes: Não é aceitável submeter ou publicar o mesmo trabalho, ou versões substancialmente idênticas, em mais do que uma revista, salvo se claramente justificado e com concordância das partes envolvidas.

Reconhecimento de fontes: O trabalho de outros autores deve ser devidamente reconhecido e citado. Informações obtidas em caráter confidencial não devem ser utilizadas sem autorização expressa da fonte.

Autoria: A autoria deve ser limitada a quem tenha contribuído significativamente para a conceção, execução ou interpretação do estudo. Todos os coautores devem aprovar a versão final do manuscrito e concordar com a sua submissão para publicação.

Divulgação e conflitos de interesse: Todos os autores devem declarar eventuais conflitos de interesse que possam influenciar a interpretação dos dados. Devem igualmente indicar todas as fontes de financiamento do estudo.

Correção de erros: Caso um autor identifique um erro relevante ou uma imprecisão num trabalho já publicado, deve informar de imediato o editor e colaborar na sua correção ou retratação.

Deveres do Editor

Comprometemo-nos a garantir que decisões editoriais não são influenciadas por considerações comerciais, como receitas de publicidade, reimpressões ou acordos institucionais.

Esta política de ética segue as recomendações da Elsevier e as diretrizes do COPE – Committee on Publication Ethics.