Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidos quando disponíveis.
  • O texto está formatado conforme as Instruções aos autores; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores.

Instruções para Autores

Os textos submetidos devem ser contribuições originais e não deverão estar em apreciação em nenhuma outra revista ou outro tipo de publicação.

Os textos de reflexão teórica deverão apresentar um contributo significativo para a relexão e discussão do conhecimento no âmbito editorial da revista. Os artigos de revisão crítica da literatura deverão ser amplamente fundamentados, revelando uma pesquisa alargada e deverão descrever os critérios e procedimentos de seleção e análise da bibliografia de suporte. Deverão conter desejavelmente entre 5000 e 8500 palavras.

Os textos da secção de estudos empíricos/investigações deverão apresentar investigações e estudos empíricos realizados no âmbito das temáticas da revista. Os textos desta seção deverão conter entre 5000 e 8500 palavras e contemplar o quadro concetual que presidiu à investigação, a descrição dos procedimentos metodológicos usados e as conclusões.

Os textos da secção Praxis deverão apresentar os fundamentos concetuais que presidiram à experiência ou inovação apresentada, a descrição detalhada da mesma e uma reflexão crítica final sobre o processo e/ou os resultados. Deverão situar-se desejavelmente entre 5000 e 6000 palavras.

As citações e referências devem seguir as normas indicadas no Publication Manual of the American Psychological Association, 7th edition, da American Psychological Association (APA).

Todos os textos submetidos à revista deverão estar de acordo com as normas de formatação a seguir enunciadas.

A direção da revista reserva-se o direito de rejeitar liminarmente os textos que não obedeçam às condições enunciadas e às respetivas normas de formatação.

A direção da equipa revista promoverá a deteção de plágio nos artigos submetidos para publicação, rejeitando os que não oferecerem garantias de originalidade.

Normas de formatação

1)Formato de página: tamanho A4, orientação vertical, margens de 3 cm – superior, inferior, esquerda e direita.

2)Texto em word, letra formato tahoma, com figuras, tabelas, esquemas e ilustrações inseridas no corpo de texto.

3Título: Tahoma 12, negrito, parágrafo simples, espaçamento antes de 8 pontos e depois 16 pontos, centrado

4) Identificação dos autores: Apenas deverá constar na versão aceite pela revista para publicação, observando-se as seguintes normas: o nome, instituição e email de cada autor deve figurar com letra tahoma, alinhados à esquerda, em linhas separadas; o  nome do(a)s autor(es)  com tahoma 11, sem espaços antes e depois; instituição e emal com tahoma 10, sem espaços antes e depoisO texto a submeter para apreciação deverá omitir a identificação dos autores, devendo os mesmos preencher todos os seus dados na secção dos metadados, incluindo a identificação ORCID e afiliação institucional.

5) Resumo: O resumo com um máximo de 200 palavras, letra Tahoma 11, espaçamento simples, com  espaçamento de 6 pontos antes, sem espaçameno depois, justificado e sem indentação. Deve ser escrito na língua de apresentação do texto; se originalmente o texto está escrito em inglês ou espanhol, o artigo deverá conter  o resumo  escrito em língua portuguesa. Não usar abreviaturas, siglas, citações, referências bibliográficas ou notas de rodapé.

6) Palavras chave: Cada artigo deve indicar 3 a 5 palavras chave, separadas por ponto de vírgula; manter o mesmo tipo de formatação indicado para o resumo.

 7) Títulos e subtítulos para cada seção: Alinhados à esquerda, com espaçamento antes de 6 pontos e zero pontos depois; para os títulos usar letra tahoma 12, em negrito; para os subtítulos usar tahoma 11, negrito.

8) Corpo de texto: Letra tahoma 11, justificado, alinhado à esquerda. Espaçamento entre linhas de 1,15, espaçamento antes 6 pontos, depois zero pontos.

9) Notas de rodapé:Tahoma, estilo regular, tamanho 10, justificado e espaçamento entre linhas simples.

10) Citações - citações que ultrapassem duas linhas com formatação em parágrafo próprio. Usar letra Tahoma, regular e tamanho 10. Parágrafo justificado, simples com indentação à esquerda e à direita de 1 cm, com espaçamento antes de 6 pontos e espaçamento zero depois.

 11)Tabelas - letra Tahoma, tamanho 9. A legenda deve ser colocada por cima, em letra tahoma, tamanho 10, itálico, alinhada à esquerda; deve ser precedida pela numeração da tabela realçada a negrito e o título em itálico. Espaçamento entre linhas simples, com espaçamento antes de 6 pontos e zero pontos depois. Deverá ser indicada a fonte por baixo, letra Tahoma 10, centrada.

12) Gráficos/Ilustrações/Figuras - O título deve ser colocado por cima, com letra tahoma, 10,itálico, alinhado à esquerda, com espaçamento entre linhas simples, com espaçamento antes de 6 pontos e zero pontos depois; a numeração deve ser realçada a negrito e o título em itálico. Deverá ser indicada a fonte por baixo, letra Tahoma 10, centrada. 

13) Referências - As referências devem seguir as normas APA, 7ª edição. Deve ser usada letra tahoma, tamanho 11, justificado, com espaçamento antes de 6 pontos e depois de zero pontos. Alinhamento à esquerda, com avanço pendente com 0,8 cm. O espaçamento entre linhas simples.

Estudos empíricos / investigações e práticas

Os textos desta seção deverão apresentar investigações e estudos empíricos realizados no âmbito da revista.

Os textos desta seção deverão conter desejavelmente entre 4000 e 8000 palavras e contemplar:

  • Título escrito na língua de apresentação do artigo (Português, Inglês ou Espanhol). 
  • Resumo com 200 palavras, na língua de apresentação do artigo e em inglês, seguido de 3 a 5 palavras chave.
  • Os textos em inglês ou espanhol deverão ter obrigatoriamente um título em língua portuguesa  e conter um resumo nesta língua, seguido de igual número de palavras chave.
  • Quadro concetual que presidiu à investigação.
  • Problema e questões de investigação.
  • Descrição dos procedimentos metodológicos usados.
  • Análise e discussão dos resultados.
  • Conclusões.
  • Referências bibliográficas de acordo com as normas APA.

Reflexão Teórica ou revisão crítica de literatura

Textos de reflexão/problematização que apresentam contributos ao nível de teorias, propostas/modelos e/ou quadros concetuais  inovadores, traduzindo aspetos significativos para a reflexão e discussão do conhecimento no âmbito editorial da revista.  Os artigos de revisão crítica da literatura deverão ser amplamente fundamentados, revelando uma pesquisa alargada e deverão descrever os critérios e procedimentos de seleção e análise da bibliografia de suporte.

Os textos desta secção deverão conter entre 5000 e 8500 palavras e contemplar:

  • Título escrito na língua de apresentação do artigo (português, inglês ou espanhol).
  • Resumo com 200 palavras, escrito na língua de apresentação ao artigo,  seguido de 3 a 5 palavras chave. Os textos em inglês ou espanhol deverão ter obrigatoriamente um título em língua portuguesa  e conter um resumo nesta língua, seguido de igual número de palavras chave.
  • Introdução que releve a pertinência do tema abordado.
  • Revisão da literatura que inclua aspetos relevantes e atuais.
  • Sistematização e problematização dos contributos  para a área em análise.

Praxis

A RE@D aceita textos que, enquadrados por referenciais teóricos, traduzem relatos com uma reflexão crítica sobre experiências e inovações desenvolvidas em contextos educacionais diversos; deverão situar-se desejavelmente entre 5000 e 6000 palavras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.