Sobre a Revista

ISSN  2182-4967

Âmbito

A revista RE@D -  Revista Educação a Distância e Elearning é editada pelo Laboratório de Educação a Distância e Elearning. Tem como objetivo contribuir para o conhecimento científico e a consolidação da investigação em torno dos domínios da Educação a Distância, Educação Aberta e Elearning. Pauta-se pelo rigor, pertinência e atualidade e está aberta à participação de professores e investigadores que queiram partilhar as suas investigações,  as suas reflexões e as  suas práticas profissionais no âmbito da revista.

Privilegiam-se temáticas relacionadas com os desenvolvimentos educacionais e  pedagógicos sustentados por tecnologias digitais bem como a reflexão em torno das problemáticas sociais, culturais e simbólicas mais marcantes da sociedade em rede.

Política Editorial

A revista RE@D procede a um regime de publicação contínua, embora organizando duas edições anuais.  Está também aberta à edição de números especiais quando se justifique.

A revista RE@D aceita contribuições no âmbito da mesma num dos seguintes formatos:

a) Reflexão teórica ou revisão crítica de literatura: textos que apresentam contributos ao nível de propostas/modelos e/ou quadros concetuais originais e inovadores, constituindo contributos significativos para a reflexão e discussão do conhecimento no âmbito editorial da revista;  

b) Estudos empíricos / investigações e práticas: textos  que deverão apresentar investigações e estudos empíricos realizados;  

c) Praxis: textos que, enquadrados por referenciais teóricos, traduzem relatos com uma reflexão crítica sobre experiências e inovações desenvolvidas em contextos educacionais diversos. 

Folium - para além dos formatos acima mencionados, a RE@D publica nesta secção especial  textos que, não sendo inéditos, representam uma contribuição significativa no âmbito da revista. Os textos incluídos nesta secção são da responsabilidade da direção da revista, mediante proposta fundamentada dos membros do Conselho Editorial.

Política de acesso livre

A revista Re@d oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo

A RE@D não cobra qualquer taxa pela submissão de artigos, revisão, publicação ou download. 

Política de revisão por pares

  • Os trabalhos recebidos serão avaliados em regime de duplo anonimato (double-blind review) por especialistas externos, membros do Conselho Editorial ou avaliadores selecionados ad hoc, envolvendo dois revisores.
  • Da avaliação pode resultar a aceitação do texto para publicação conforme proposto, a sua rejeição ou sua aceitação mediante as revisões sugeridas.
  • Em caso de contradição nos pareceres recebidos, poderá ser solicitada uma nova avaliação. A decisão final de publicação caberá à Direção Editorial da revista.
  • Aos autores será dado conhecimento dos pareceres e da decisão da direção da revista sobre a respetiva publicação.

 São usados os seguintes critérios de avaliação:

  • Relevância, estruturação e clareza 
  • Fundamentação teórica
  • Adequação das opções metodológicas/procedimentais
  • Consistência da análise, da reflexão e das conclusões

Estima-se um período de 8 meses para os processos de avaliação e publicação.

Direitos autorais

  • Os autores dos artigos submetidos para publicação são responsáveis pelo respeito pelos direitos de autor e direitos conexos no que se refere a citações, transcrições, paráfrases ou elementos figurativos ou gráficos integrados nos textos. Qualquer problema legal neste âmbito é da total responsabilidade dos autores dos textos.
  • Todos os artigos  submetidos à revista são publicados sob a Creative Communs Licence   Attribution-non Commercial International 4.0 (CC-BY-NC).
  • Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, concedendo à revista os direitos de primeira publicação.

  • É concedido aos autores o direito de publicarem em repositórios institucionais os artigos publicados na revista, desde que respeitando integralmente os princípios e a formatação da mesma.

Política de Partilha de Dados

Comprometida com os princípios da Ciência Aberta, a RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning incentiva os autores a disponibilizarem os dados que suportam os resultados apresentados nos artigos, em conformidade com os Princípios Fair de forma garantir que possam ser localizáveis, acessíveis interoperáveis e reutilizáveis.

Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos ficheiros a longo prazo, registo de identificadores persistentes e uma estrutura de metadados que garanta o cumprimento dos requisitos definidos pelos Princípios Fair. Em caso de dificuldade de identificação do repositório adequado, sugere-se, por exemplo, a utilização do portal re3data.org ou FAIRsharing ou um repositório generalista como o Zenodo.

Os autores são encorajados a seguir as boas práticas de citação também no que aos conjuntos de dados diz respeito. Quando aplicável, deve ser fornecida a informação sobre onde se encontram os dados associados ao artigo e sobre as condições em que se pode aceder aos mesmos, recorrendo a identificadores persistentes, URL e DOI.

Nos casos em que os dados resultem da utilização de um software específico, incentiva-se os autores a partilhar o software juntamente com os dados para permitir a sua validação e reutilização.

A preservação dos dados deverá obedecer aos requisitos institucionais e dos financiadores. A disponibilização de dados de natureza pessoal deverá ser efetuada em conformidade com os regras definidas no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Para assegurar a avaliação do artigo em dupla revisão cega por pares, esta informação não deve constar no documento do artigo, mas deve ser integrada no dossier de submissão à revista, e a informação deve ser referida nos comentários transmitidos ao editor.

Política de Preservação Digital

A RE@D – Revista de Educação Aberta e eLearning encontra-se preservada digitalmente através do Repositório Aberto (Universidade Aberta, Portugal).

Código de Ética

A RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning  adere às normas de conduta ética da COPE (Committee on Publication Ethics) e da AERA (American Educational Research Association), regendo-se pelos princípios de responsabilidade profissional, científica e académica, integridade e respeito pela diversidade, dignidade e direitos humanos.

Conduta ética dos editores

  • Os editores garantem a seleção de revisores qualificados e especialistas para proceder a uma apreciação crítica das propostas submetidas, no mínimo de 2 por cada trabalho.
  • Os editores  mantêm os autores informados do processo de submissão, avaliação e publicação, bem como garantem que este processo decorra no menor espaço de tempo possível.
  • Os editores asseguram a confidencialidade do processo editorial, nomeadamente o anonimato de autores e avaliadores no que respeita à revisão dupla cega por pares (peer double-blind).
  • A aceitação ou rejeição de um artigo para publicação tem por base a relevância no âmbito da revista, a qualidade científica e a clareza do texto, não sendo influenciada por discriminação de etnia, género, nacionalidade, opiniões políticas ou religiosas dos autores.
  • Em caso de deteção de plágio, os editores seguem as indicações explicitadas na COPE.

Conduta ética dos revisores

  • Os revisores, ao aceitarem rever trabalhos para a RE@D,  obrigam-se a seguir os critérios de avaliação indicados pela revista, respeitando os prazos de revisão e a confidencialidade dos autores.
  • Os revisores comprometem-se a realizar uma revisão imparcial, honesta, construtiva e informativa, isenta de preconceitos nas suas apreciações.
  • Comprometem-se ainda a informar o editor de qualquer prática infratora da conduta ética do autor que verifiquem aquando do processo de revisão.
  • Os revisores devem recusar fazer uma avaliação se identificarem o(s) autor(es) e/ ou o trabalho ou se houver conflitos de interesse (pessoal, profissional, financeiro ou outro) da sua parte.

Conduta ética dos autores

  • Os autores dos trabalhos submetidos à RE@D asseguram que o trabalho é original e não foi publicado ou submetido noutro lado.
  • Os autores comprometem-se a não usar linguagem discriminatória, ofensiva ou abusiva.
  • Os autores comprometem-se a não falsificar ou fabricar dados, fontes, resultados e conclusões.
  • Os autores comprometem-se a indicar corretamente as fontes e referenciar outros autores sempre que usem dados ou outro material, evitando práticas de plágio. 
  • Os autores comprometem-se a declarar que não há conflitos de interesse que possam ter influenciado os resultados, interpretações ou conclusões do trabalho.

      

    

Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020