Sobre a Revista

ISSN  2182-4967

Âmbito

A revista RE@D -  Revista Educação a Distância e Elearning é editada pelo Laboratório de Educação a Distância e Elearning e tem como objetivo contribuir para o conhecimento científico e a consolidação da investigação em torno dos domínios da Educação a Distância, Educação Aberta e Elearning. Pauta-se pelo rigor, pertinência e atualidade e está aberta à participação de professores e investigadores que queiram partilhar as suas investigações,  as suas reflexões e as  suas práticas profissionais no âmbito da revista.

Para além da Direção Editorial, a revista RE@D conta com um Conselho Editorial reunindo um corpo de especialistas nos domínios da revista, de modo a assegurar o rigor e qualidade da mesma.

Política Editorial

A revista RE@D aceita contribuições no âmbito da mesma num dos seguintes formatos:

a) Reflexão teórica ou revisão crítica de literatura: textos que apresentam contributos ao nível de propostas/modelos e/ou quadros concetuais originais e inovadores, constituindo contributos significativos para a reflexão e discussão do conhecimento no âmbito editorial da revista.  Os textos desta secção deverão conter desejavelmente entre 5000 e 8500 palavras.

b) Estudos empíricos / investigações e práticas: os textos desta seção deverão apresentar investigações e estudos empíricos realizados e deverão situar-se desejavelmente entre 5000 e 8500 palavras.

Para além destes formatos a revista RE@D publica numa seção especial - Folium – textos que, não sendo inéditos, representam uma contribuição significativa no âmbito da revista. Os textos incluídos nesta seção são da responsabilidade da direção da revista, mediante proposta fundamentada dos membros do Conselho Editorial.

Política de acesso livre

A revista Re@d oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio da Ciência Aberta de que o conhecimento é de todos e para todos.

Solicita-se aos leitores que se registem no sistema para efeitos de conhecimento do alcance e impacto da revista.

Política de revisão por pares

  • Todos os artigos submetidos à revista serão objeto de um processo de revisão por pares totalmente anónimo, envolvendo no mínimo dois pareceres de especialistas.
  • Da avaliação pode resultar a aceitação do texto para publicação conforme proposto, a sua rejeição ou sua aceitação mediante as revisões sugeridas. A Direção Editorial pode, também, deliberar pela não publicação, devido a critérios de natureza editorial
  • Aos autores será dado conhecimento dos pareceres e da decisão da direção da revista sobre a respetiva publicação.

Direitos autorais

  • Os autores dos artigos submetidos para publicação são responsáveis pelo respeito pelos direitos de autor e direitos conexos no que se refere a citações, transcrições, paráfrases ou elementos figurativos ou gráficos integrados nos textos. Qualquer problema legal neste âmbito é da total responsabilidade dos autores dos textos
  • Todos os artigos e recensões submetidos à revista são publicados sob a Creative Communs Licence.
  • Os autores cedem o direito de publicação dos trabalhos aceites, mantendo integralmente a propriedade intelectual dos mesmos.
  • É concedido aos autores o direito de publicarem em repositórios institucionais os artigos publicados na revista, desde que respeitando integralmente os princípios e a formatação da mesma.

 Indexada na Plataforma REDIB

Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020