Chamada de artigos
O processo de ensino e aprendizagem de línguas e respetivas culturas constitui uma das áreas mais dinâmicas no que se refere à produção de conteúdos de investigação, caracterizando-se por um elevado nível de inovação, experimentação e renovação no domínio da digitalização. É, de facto, um campo altamente produtivo, no qual se tem desenvolvido um número crescente de trabalhos científicos. Por este motivo, a revista RE@D inaugura, com este número temático, uma publicação anual especialmente dedicada ao ensino de línguas e respetivas culturas com recurso a tecnologias digitais.
O impacto da inteligência artificial generativa na didática das línguas tem sido particularmente significativo, em grande medida devido à popularização destas ferramentas entre docentes e aprendentes.
Neste sentido, este primeiro número temático sobre a inovação e a tecnologia no ensino de línguas pretende reunir investigadores das áreas do ensino de línguas e culturas, maternas e não maternas, que se debrucem sobre temas relacionados com o ensino e a aprendizagem em contextos virtuais ou com recurso a tecnologias digitais.
Procura-se, assim, fomentar a reflexão teórica e a partilha de práticas e experiências sobre o ensino-aprendizagem de línguas e culturas realizado em ambientes virtuais ou com recurso a diversas tecnologias digitais. Tal como o subtítulo indica, este número especial dedica ainda particular atenção às potencialidades da IA na personalização da experiência de ensino-aprendizagem em contexto digital.
Assim, o presente número desenvolver-se-á em torno dos seguintes eixos temáticos:
Eixo principal
- Personalização do ensino-aprendizagem de línguas por meio da inteligência artificial (modelos adaptativos; feedback específico; IA generativa; algoritmos de recomendação; tutores inteligentes; chatbots educativos…)
Eixos secundários
- Futuro do ensino de línguas nas Universidades a distância e online (novos modelos pedagógicos; impacto da inteligência artificial; transformação digital no ensino superior; integração de ambientes imersivos e realidades mistas…)
- Papel da cultura no ensino de línguas online (abordagens interculturais; mediação digital da cultura; literatura e uso de documentos autênticos; ensino de variações linguísticas; identidade e pertença em ambientes virtuais…)
- Desafios da aprendizagem assíncrona (gestão do tempo e da autonomia; estratégias para envolvimento e participação ativa; feedback e avaliação formal, sumativa, contínua; papel das plataformas adaptativas…)
- Multimodalidade e competências digitais no ensino de línguas (uso de vídeos, podcasts e infográficos; alfabetização digital para professores e alunos; gamificação e recursos interativos; desenvolvimento de literacias múltiplas…)
- Motivação, envolvimento e autonomia na aprendizagem de línguas online (estratégias motivacionais baseadas em IA; gamificação e desafios personalizados; impacto da personalização no envolvimento e adesão do aluno; aprendizagem baseada em projetos e colaboração…)
- Outros aspetos (abordagens emergentes no ensino de línguas; impacto de novas tecnologias e metodologias inovadoras; acessibilidade e inclusão digital; ética e privacidade no uso de IA; formação de professores para o ensino mediado por tecnologia…)
Indicações para submissão
Todas as submissões devem seguir as diretrizes de formatação e referenciação disponíveis na Revista de Educação a Distância e eLearning - RE@D: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/about/submissions
Processo de revisão
As submissões serão submetidas a um rigoroso processo de revisão por pares duplamente cego para garantir a qualidade e a relevância para o tema.
Datas importantes
Submissão de propostas: até 15 de fevereiro de 2026
Os autores serão notificados no prazo de 3 meses a contar da data de submissão
Editores do número temático
Antonio Chenoll (Universidade Aberta – DH, Laboratório de Educação a Distância e eLearning)
Adelina Castelo (Universidade Aberta – DH, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa & Laboratório de Educação a Distância e eLearning)
Cristiana Rodrigues (Universidade Aberta – DH, IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (Universidade Nova de Lisboa)