Um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores a Distância: as Perceções de Docentes sobre o Ensino e a Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol3iss2pp60-76Palavras-chave:
formação inicial de professores; ensino a distância; perceções de professores.Resumo
Face à complexidade das funções docentes, a formação inicial de professores tem de proporcionar diversas aprendizagens e competências nos futuros professores. Com a pandemia da COVID-19, o ensino presencial na formação inicial de professores passou a realizar-se a distância, com recurso a ferramentas tecnológicas digitais. Esta mudança exigiu a adaptação dos professores e dos estudantes, alterando-se os métodos de ensino e o trabalho e a aprendizagem dos futuros professores. Foi neste contexto que questionámos as perceções de professores dos cursos de formação inicial de professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre o ensino e a aprendizagem dos estudantes no contexto do ensino a distância. Para a resposta a esta questão administrámos um questionário aos professores desses cursos, em maio de 2020, que nos permitiu verificar que os professores percecionaram a alteração dos métodos de ensino previstos para o ensino presencial, o aumento do seu trabalho pedagógico, bem como o maior estímulo ao trabalho e aprendizagem autónomos dos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Carlos Alberto Ferreira, Ana Maria Bastos
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.