Design Science Research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol3iss1pp37-61Palavras-chave:
Pesquisa-Design, Design Science Research, Modelo, Processo de pesquisaResumo
Na Educação, desenvolvemos artefatos: aulas, recursos didáticos e práticas educacionais. É possível inter-relacionar o desenvolvimento de um artefato com a produção de conhecimento teórico, sendo Design Science Research (DSR) a abordagem que apresentamos neste texto para a realização de pesquisas científicas atreladas ao desenvolvimento de artefatos. Nessa abordagem, objetiva-se projetar uma realidade diferente, modificada por artefatos projetados para resolver problemas em determinados contextos, sendo o conhecimento científico resultado da investigação do uso do artefato numa determinada situação. A DSR é uma abordagem ainda em discussão; neste artigo apresentamos como temos nos apropriado de DSR. Em particular, apresentamos o Modelo-DSR em que sintetizamos as principais lições aprendidas por nosso grupo. Para exemplificar o uso do Modelo-DSR, apresentamos a pesquisa sobre os Tapetes Musicais Inteligentes. Consideramos que o Modelo-DSR tem ajudado a tornar as pesquisas de nosso grupo mais rigorosas em termos teórico-epistemológico-metodológico e, assim, mais relevantes em termos científicos. Apresentamos esse modelo por considera-lo um instrumento útil para apoiar outros pesquisadores que desejam pensar-fazer DSR.
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Direitos de Autor (c) 2020 Mariano Pimentel, Denise Filippo, Thiago Marcondes dos Santos
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