A Curadoria de Conteúdos Digitais, como Dispositivo na Pesquisa-Formação na Cibercultura

Autores

  • Alexandre Meneses Chagas Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol3iss1pp100-114

Palavras-chave:

Curadoria de conteúdo digital; Pesquisa-formação; Cibercultura.

Resumo

A temática deste texto aborda as possibilidades pedagógicas da utilização da curadoria de conteúdos digitais na pesquisa-formação na cibercultura, enquanto dispositivo metodológico. Parte do pressuposto de que a curadoria de conteúdo digital se mostra um potente dispositivo de pesquisa na cibercultura, tornando os pesquisadores preparados para uma construção colaborativa e coletiva de práticas. Tem como objetivo sugerir um dispositivo com inspiração na abordagem plural-multirreferencial para uso na pesquisa-formação na cibercultura. Optou-se por realizar uma revisão crítica de modelos de curadoria de conteúdo, para ser possível propor um modelo específico a ser utilizado na pesquisa-formação na cibercultura. Como resultado, percebe-se o potencial da curadoria de conteúdo digital, ao propiciar ao pesquisador um dispositivo flexível no aprendizado de novos conceitos ao se fazer pesquisa.

Downloads

Publicado

2020-05-26

Edição

Secção

Dossier Temático