Mapeamento da literatura sobre Competências Digitais do Professor: tendências em progresso

Autores

  • Fernanda Roda LE@D, Universidade Aberta
  • Lina Morgado LE@D, Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp46-61

Palavras-chave:

Competências digitais docentes; mapeamento; tecnologias digitais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a atual situação da investigação internacional sobre competências digitais dos professores. Para tal foi realizada um mapeamento sistemático dos artigos recuperados no Portal de Periódico da CAPES entre janeiro e março de 2018. Importa dizer que se optou pela busca no Portal de Periódico da CAPES porque, à época, este permitia o acesso da coleta de dados para este estudo, aos textos completos de artigos de mais de 38.000 publicações periódicas internacionais e 126 bases de dados (a exemplo do Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science e Web of Knowledge) com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), não sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. Após a coleta de dados, foram recuperados 175 artigos, sendo 37 considerados válidos para compor o corpus deste estudo. As conclusões revelam que o interesse maior dos pesquisadores é sobre as competências digitais docentes de uma maneira ampla e que, por exemplo, pouco se estuda sobre a sua transposição pedagógica. Os achados corroboram estudos anteriores com relação às múltiplas interpretações da compreensão do que seja competência digital. Também há indícios na literatura analisada do uso de mais de uma terminologia, inclusive no mesmo texto, de maneira indistinta e sinonímica, para se referir às competências digitais.

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Publicado

2021-01-17

Edição

Secção

Dossier Temático