Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp25-41Palavras-chave:
Infância; Adolescência; Educação e tecnologias digitaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de uso e alguns dos desafios enfrentados para a universalização do acesso e para o melhor aproveitamento da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Neste sentido, são apresentados e analisados alguns dos indicadores sobre acesso e uso da rede por crianças e adolescentes, provenientes das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, coordenadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada por meio de visitas presenciais em domicílios. Já a pesquisa TIC Educação é realizada de forma presencial, em escolas brasileiras de ensino primário e secundário, públicas e particulares, de áreas rurais e urbanas. Ambas as pesquisas são amostrais, anuais e possuem abrangência nacional. Juntas elas apresentam um conjunto de indicadores que permitem melhor compreender o ecossistema socioeconômico e cultural do qual fazem parte crianças e adolescentes no Brasil. Tais indicadores evidenciam o importante papel desempenhado por atores de diversos setores sociais, especialmente no que se refere à elaboração de políticas públicas, para a garantia dos direitos digitais enquanto parte dos direitos da infância e da juventude.
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