Experiências Formativas com o Pensamento Computacional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202203Palavras-chave:
Pensamento computacional; Processos formativos; Educação básicaResumo
Na sociedade contemporânea, conectada em rede, em que todos podem ser emissores e receptores de informações, e que os dispositivos do cotidiano são programáveis, inteligentes e se comunicam entre si, faz-se essencial estimular, nas crianças e jovens, a criticidade, a criatividade e o raciocínio algorítmico para formulação e resolução de problemas, para que eles sejam capazes de explorar as potencialidades da rede e dos objetos conectados nela, compreendendo o seu funcionamento e permitindo também a sua programação. O pensamento computacional surge assim como uma possibilidade para formular e resolver problemas, permitindo que os cidadãos interajam com as máquinas, programando-as, para realizarem tarefas. O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências formativas com o pensamento computacional desenvolvidas por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq) da Universidade Federal de Sergipe no Brasil, com alunos do ensino médio e professores da educação básica.
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Direitos de Autor (c) 2022 Simone Lucena, Gilson Pereira dos Santos Júnior
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