Exploração de algumas ferramentas de Inteligência Artificial numa Unidade Curricular de Multimédia
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202306Palavras-chave:
Inteligência Artificial; Gerar Imagens; Contar histórias.Resumo
Este artigo descreve um estudo de caso com uma turma do segundo ano da Licenciatura em Multimédia. Os alunos exploraram algumas ferramentas para criar conteúdos digitais com recurso à Inteligência Artificial. Os alunos contaram histórias, em coautoria com o ChatGPT e cocriaram ilustrações utilizando diferentes programas que geram imagens a partir de texto. No início, responderam a um inquérito por questionário, para avaliar as suas perceções sobre a IA e que utilização faziam nas suas atividades. Os resultados deste questionário, revelaram que a maioria dos alunos já tinha utilizado ferramentas de IA, essencialmente as de texto para imagem e texto para texto e que demostram interesse em continuar a explorar a IA. Após a conclusão das atividades, os alunos elaboraram um relatório sobre a atividade proposta, onde a maioria reconheceu as potencialidades da IA. Os alunos destacaram a rapidez com que a IA gerava ideias, embora tenham encontrado desafios na interação com os modelos, principalmente os que geram imagens. No entanto, pode-se constatar que a integração da IA em processos criativos, ainda gera alguma dúvida, tendo sido expressas preocupações sobre o papel da tecnologia enquanto autor e levantadas questões relacionadas com plágio e direitos de autor.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Bárbara Cleto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.