O Contexto da Investigação em Inteligência Artificial e Gamificação para Melhorar o Envolvimento e a Assiduidade dos Estudantes no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202309Palavras-chave:
Ensino Superior, Inteligência Artificial, Gamification, Envolvimento dos EstudantesResumo
Uma inquietação relevante e extensamente discutida no domínio do Ensino Superior é a diminuição da participação dos estudantes. Em diversas instituições, a assiduidade é facultativa, permitindo aos estudantes a frequência às aulas segundo a sua disponibilidade. Este estudo propõe a integração da Inteligência Artificial e da Gamification como meios para melhorar o envolvimento e as taxas de assiduidade dos estudantes. A iniciativa em causa articula estratégias tecnologicamente avançadas com metodologias educativas convencionais no intuito de enriquecer a experiência de ensino. Tal iniciativa assume importância dada à constante diminuição do interesse dos estudantes e a assiduidade irregular nas aulas formais, fatores que afetam negativamente o processo de ensino e as perspetivas de carreira dos estudantes. Esta combinação ostenta o potencial de revolucionar o Ensino Superior, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais interativa e envolvente. Embora a Gamification já tenha impactado positivamente o processo de aprendizagem em diversos contextos, a sua integração com a Inteligência Artificial surge como um elemento transformador, abrindo caminho para uma experiência educacional modernizada. Esta investigação inovadora que combina a IA e Gamification prepara as bases para investigações futuras e a implementação de estratégias académicas aprimoradas, concentrando-se principalmente no envolvimento e na assiduidade dos estudantes. Este artigo de posicionamento apresenta as bases e os fundamentos necessários para a compreensão do problema da frequência e envolvimento dos estudantes no Ensino Superior, assim como o papel da IA e da Gamification na sua mitigação.
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