Validação de Serious Games voltados para educação na Área da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202423

Palavras-chave:

serious games, jogo de tabuleiro, educação em saúde, tecnologia educacional

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a validação de serious games enquanto tecnologias educacionais em saúde. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa. Foram desenvolvidos três jogos de tabuleiro, sendo eles: Imunizagame; Guerreiros de Saludis: Ataque ao Stress; e ISTAR: Uma batalha pela saúde. Concluído o desenvolvimento, foi iniciada a etapa de validação. Os juízes avaliadores foram membros pesquisadores do grupo de pesquisa pertencentes a áreas distintas de formação. Para realizar a avaliação dos jogos foi utilizado o questionário MEEGA+ (Model for the Evaluation of Educational Games). Nos resultados são abordados a qualidade geral do jogo, sua usabilidade, a experiência do jogador, possíveis áreas de melhoria. Os três jogos foram classificados como excelentes, tendo destaque para atratividade do design, promoção de interatividade entre os jogadores, oferta de desafios adequados e geradores de saberes em suas respectivas áreas de conhecimento.

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Publicado

2024-09-09

Edição

Secção

Dossier Temático