Gamificação: A transformação do cenário educacional por meio de ferramentas dinâmicas
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202425Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, gamificação, ferramentas tecnológicas.Resumo
Este estudo traz reflexões acerca do ensino-aprendizagem de alunos através da gamificação no cenário educacional, sobretudo no que diz respeito à disseminação do conhecimento por meios eletrônicos. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nas contribuições de diversos autores, cujas principais categorias de análise foram: Gamificação e Ensino Aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi demonstrar uma análise dos aspectos positivos e negativos de ferramentas que proporcionam gamificação dentro do ambiente educacional. Sendo assim, percebe-se a necessidade de engajamento e motivação de práticas diferenciadas, mostrando as dificuldades dos alunos utilizando os recursos educacionais tradicionais se comparados com o uso de computadores, aparelhos celulares e a internet. Além disso, é abordada uma explanação sobre a demanda de repensar a forma de ensinar e aprender, o funcionamento das ferramentas nas plataformas do Nearpod e Kahoot, e a efetividade de ambas no contexto em diferentes situações. Pontuamos, ainda, que o Nearpod e Kahoot demonstraram bons resultados em relação à utilização para os fins propostos, e aspectos positivos no manuseio de ferramentas no cenário educacional. Desse modo, o presente estudo conseguiu averiguar informações relevantes em relação à didática com ferramentas que propiciam gamificação no contexto educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Luis Fernando Nando, Kaio da Silva Bandeira, Jennifer da Cruz Arouche , Ana Paula Correia da Silva, Luzidelma Do Nascimento Freitas Rocha, Mauricio Eduardo Chaves e Silva

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.