Perceção, imersão e subjetividade: entendendo as narrativas de jogos digitais em 'Papers, Please'
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202436Palavras-chave:
perceção, imersão, subjetividade, game studies, ‘Papers, Please’Resumo
Este estudo investiga o fenômeno da imersão em videogames, examinando especificamente como os jogos digitais atuam como interfaces comunicacionais que provocam experiências imersivas. Empregando ‘Papers, Please’ como estudo de caso, analisamos a interação do jogador com um ambiente meticulosamente simulado, onde decisões burocráticas e políticas de imigração severas ocorrem em um Estado fictício. O estudo explora a imersão por meio de dois pilares teóricos: os conceitos de imersão em jogos digitais e a noção de experiência sensível, ambos convergindo na interação subjetiva dos jogadores com o jogo. Metodologicamente, esta pesquisa baseia-se na observação participante e na análise qualitativa para avaliar até que ponto os jogadores são transportados para a narrativa do jogo. Os resultados revelam que a imersão em Papers, Please é intensificada pela complexidade da narrativa, pelos dilemas morais que apresenta e por sua mecânica. Esses fatores contribuem para uma experiência afetiva única, onde os jogadores se envolvem com temas sociais e políticos incorporados ao design do jogo. Este artigo conclui discutindo como essas experiências imersivas vão além do jogo, promovendo uma reflexão crítica sobre questões sociais mais amplas e propósitos educacionais.
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