Feedback Individualizado e Escrito: Configuração e Funcionalidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34627/redvol8iss2e202512

Palabras clave:

Ensino a distância e online, Feedback individualizado e escrito, Configuração

Resumen

O objetivo deste estudo é descrever as estratégias de constituição de feedback individualizado e escrito, em contexto de educação a distância e online. Os dados consistem em enunciados de feedback de professores em exercício no ensino superior. Recorrendo a uma abordagem mista e ancorada em princípios teóricos de equivalência e de distância transacional, a pesquisa sugere que o enunciado de feedback, seja negativo, positivo ou misto (com feed-forward), deve conter elementos como: (1) saudação ou um vocativo (mobiliza a atenção e o interesse do estudante), (2) avaliação (deixa o estudante claro sobre o seu comportamento ou a sua performance), (3) confirmação e elogio, para o caso do feedback positivo (recompensa o esforço do estudante, eleva a sua autoestima e favorece a sua autonomia), (4) proposta de melhoria e encorajamento (é o essencial do feedback, descreve e explica o que está correto ou incorreto, propõe melhorias e estratégias relevantes), (5) sugestão de material (serve como suporte das recomendações de melhoria, motiva o estudante e ajuda-o a direcionar as suas atividade de aprendizagem) e (6) fecho (pode aumentar o cometimento do estudante com a tarefa e, nalguns casos, permitir a sua planificação). Portanto, dar feedback em contexto de educação a distância e online requer competência socioprofissional que permita configurar enunciados que minimizem os efeitos da distância que separa o estudante e o professor e maximizem a qualidade do processo de aprendizagem.

Publicado

2025-10-09

Número

Sección

Dossier Temático