Explainable Artificial Intelligence (XAI) e Human-in-the-Loop (HITL): Tecnologia e Mediação Docente no Feedback Formativo
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol8iss2e202513Palabras clave:
mediação docente, feedback formativo, inteligência artificial na educação, personalização da aprendizagemResumen
A inteligência artificial (IA) tem sido incorporada à educação como recurso capaz de otimizar processos e personalizar aprendizagens, mas seu uso suscita desafios relacionados à explicabilidade, à justiça e à mediação pedagógica. Este estudo teve como objetivo analisar a integração entre a Explainable Artificial Intelligence (XAI) e o modelo Human-in-the-Loop (HITL) na oferta de feedback formativo em ambientes digitais. Para isso, adotou-se uma abordagem teórico-reflexiva baseada em revisão bibliográfica interpretativa, a fim de problematizar produções acadêmicas relevantes e sistematizar contribuições sobre o tema. Os resultados indicam que, isoladamente, a IA apresenta limitações como a reprodução de vieses e a falta de contextualização pedagógica; entretanto, quando combinada à mediação docente em protocolos híbridos, possibilita a produção de devolutivas claras, personalizadas e inclusivas. Conclui-se que a articulação entre XAI e HITL representa um caminho promissor para fortalecer a aprendizagem flexível e garantir práticas avaliativas mais éticas, transparentes e equitativas, nas quais a tecnologia complementa, mas não substitui, a ação pedagógica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Márcio Silveira Nascimento, Aline Santos Mossette, Sidney José dos Santos, Éber José dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
