As condições da infraestrutura tecnológica e sua influência na integração de ambientes de aprendizagem enriquecidos pelas TIC numa IES angolana
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol8iss2e202515Palavras-chave:
Ensino superior, Angola, infraestrutura digital, Integração das TIC no ensino e aprendizagem, UTAUTResumo
A infraestrutura tecnológica desempenha um papel fundamental na mediação do processo de ensino e aprendizagem. A mediação simbólica diz respeito à relação entre o sujeito e o mundo, estabelecida por meio de signos e instrumentos. O principal objetivo deste estudo foi analisar se as condições da infraestrutura tecnológica de uma IES angolana, em articulação com os recursos tecnológicos de professores e estudantes, favorecem o uso efetivo das TIC em ambientes de aprendizagem enriquecidos pelas tecnologias. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com a aplicação de dois questionários a 83 docentes e 521 estudantes, sendo os dados tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados revelam que apesar dos avanços na disponibilização de infraestrutura, dispositivos digitais, softwares e Internet, persistem discrepâncias significativas entre os recursos tecnológicos efetivamente acessíveis a professores, estudantes e à própria instituição, em comparação com o que a teoria aponta como necessário para a integração das TIC no currículo. Essas limitações comprometem o uso efetivo, sustentável e equitativo das TIC em ambientes de aprendizagem. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada das perceções de docentes e discentes de uma IES angolana relativamente às condições de infraestrutura tecnológica e às suas próprias condições tecnológicas, podendo os resultados, face ao contexto, apresentar potencial de generalizações para as demais IES em Angola.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Manuel Teixeira, Altina Ramosϯ

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.