Short-term Static Stretching does not affect balance or strength training performance in young adults

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.28153

Keywords:

Strength training, Static stretching, Balance

Abstract

There is insufficient evidence about the acute effects of short-term static stretching on body balance and training volume in strength training. Thus, the objective of the present study was to investigate the acute effect of different static stretching times on the performance and balance of physically active young people during strength training. Ten physically active male subjects, aged 21.5 ± 2.12 years old, participated in the experiment, which took place over seven sessions. In the first three sessions, familiarization, test and retest of 10 maximum repetitions and balance tests were performed, through the Star Excursion Balance Test. From the 4th to the 7th session, stretching of 0, 5, 10 or 15 seconds was used, randomly. The results showed that there were no statistically significant differences between the stretching volumes. It is concluded that there was no reduction in the number of repetitions with the load of 10RM and the distances of the steps in the balance test when preceded by static stretching. Static stretching at moderate intensity and duration of up to 15 seconds did not affect the performance or the balance of physically active young people. Furthermore, there is no difference between stretching 5, 10 or 15 seconds for the mentioned acute strength and balance responses.

Author Biographies

Fabiano Silva, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Educação Física pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2019), Residente Multiprofissional em Saúde da Família na Fundação Universidade Federal de Rondônia (2020), . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em avaliação física, prescrição de exercício e acompanhamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Condição de risco, Marcadores de saúde, Aptidão física relacionada a saúde. Atuou como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC) da Universidade Federal de Rondônia (2017/2018). Atuou como Bolsista no projeto Residência Pedagogia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018/2020). Teve 7 trabalhos publicados em anais de evento, 3 deles em evento internacional. Ministrou 2 cursos de curta duração. Participou na organização de 2 congressos regionais de Educação Física. Participou de 2 congressos Internacionais. Participação em vários eventos durante a graduação. (Texto informado pelo autor)

Silvia Teixeira de Pinho, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Pedagogia do Movimento Humano pela EEFE-USP, com o tema "A aprendizagem da tomada de decisão do passe no futsal com base na percepção da coordenação interpessoal". Mestre em Educação Física com o tema: "Métodos de Ensino na Educação Física" , Especialista em Pesquisa em Educação Física e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF-UFPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em escola atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, métodos de ensino, prática pedagógica, aprendizagem motora e didática. Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Atua como Chefe do Departamento de Educação Física - DEF/UNIR e membro do NDE. Ministra na Graduação as disciplinas de Didática, Didática Aplicada e Estágio Supervisionado. Atua também na orientação de TCC, e coordena o projeto de pesquisa: "Educação Física Escolar: perspectivas e práticas" e é membro dos Grupos de Pesquisa "Desenvolvimento da Cultura Corporal", "Caracterização Profissional de Educação Física e Esporte" e "Educação Física e Saúde". Atualmente atua como coordenadora no Projeto de Residência Pedagógica.

Daniel Delani, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Porto Velho (2010), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2019). Atualmente é Professor Adjunto II do Núcleo de Saúde da Universidade Federal de Rondônia e Coordenador de Esporte e Lazer. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, educação física, espaço e saúde.

Geovana Prestes Siqueira, Universidade Federal de Rondônia

Acadêmica do oitavo período de Educação Física, com experiência em natação infantil de 3 a 15 anos e Hidroginástica.

Published

2023-06-30

Issue

Section

Original Article