O Alongamento Estático de curta duração não afeta o equilíbrio ou o desempenho no treinamento de força em adultos jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.28153

Palavras-chave:

Treinamento de força, Alongamento estático, Equilíbrio

Resumo

Há insuficiência de evidências acerca dos efeitos agudos do alongamento estático de curta duração sobre o equilíbrio corporal e volume de treino no treinamento de força. Assim, objetivou-se investigar o efeito agudo de diferentes tempos de alongamento estático no desempenho e no equilíbrio de jovens fisicamente ativos, durante o treinamento de força. Participaram 10 indivíduos do sexo masculino, fisicamente ativos, com 21,5 ± 2,12 anos. O experimento ocorreu ao longo de sete sessões. Nas três primeiras foi realizada a familiarização e o teste e reteste de 10 repetições máximas e de equilíbrio, através do Star Excursion Balance Test. Da 4ª a 7ª sessão utilizou-se alongamentos de 0, 5, 10 ou 15 segundos, de forma randomizada. Os resultados mostraram que não houve diferenças estatisticamente significativas entre os volumes de alongamento. Conclui-se que não houve redução no número de repetições com a carga de 10RM e nas distâncias alcançadas no teste de equilíbrio, quando precedidos por alongamento estático. O alongamento estático em intensidade moderada e duração de até 15 segundos, não afetou o desempenho tampouco o equilíbrio de jovens fisicamente ativos. Ademais, não há diferença entre alongar 5, 10 ou 15 segundos para as respostas agudas de força e equilíbrio mencionadas.

Biografias Autor

Fabiano Silva, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Educação Física pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2019), Residente Multiprofissional em Saúde da Família na Fundação Universidade Federal de Rondônia (2020), . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em avaliação física, prescrição de exercício e acompanhamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Condição de risco, Marcadores de saúde, Aptidão física relacionada a saúde. Atuou como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC) da Universidade Federal de Rondônia (2017/2018). Atuou como Bolsista no projeto Residência Pedagogia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018/2020). Teve 7 trabalhos publicados em anais de evento, 3 deles em evento internacional. Ministrou 2 cursos de curta duração. Participou na organização de 2 congressos regionais de Educação Física. Participou de 2 congressos Internacionais. Participação em vários eventos durante a graduação. (Texto informado pelo autor)

Silvia Teixeira de Pinho, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Pedagogia do Movimento Humano pela EEFE-USP, com o tema "A aprendizagem da tomada de decisão do passe no futsal com base na percepção da coordenação interpessoal". Mestre em Educação Física com o tema: "Métodos de Ensino na Educação Física" , Especialista em Pesquisa em Educação Física e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF-UFPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em escola atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, métodos de ensino, prática pedagógica, aprendizagem motora e didática. Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Atua como Chefe do Departamento de Educação Física - DEF/UNIR e membro do NDE. Ministra na Graduação as disciplinas de Didática, Didática Aplicada e Estágio Supervisionado. Atua também na orientação de TCC, e coordena o projeto de pesquisa: "Educação Física Escolar: perspectivas e práticas" e é membro dos Grupos de Pesquisa "Desenvolvimento da Cultura Corporal", "Caracterização Profissional de Educação Física e Esporte" e "Educação Física e Saúde". Atualmente atua como coordenadora no Projeto de Residência Pedagógica.

Daniel Delani, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Porto Velho (2010), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2019). Atualmente é Professor Adjunto II do Núcleo de Saúde da Universidade Federal de Rondônia e Coordenador de Esporte e Lazer. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, educação física, espaço e saúde.

Geovana Prestes Siqueira, Universidade Federal de Rondônia

Acadêmica do oitavo período de Educação Física, com experiência em natação infantil de 3 a 15 anos e Hidroginástica.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Secção

Artigos Originais