Comportamento sedentário: conceito, implicações fisiológicas e os procedimentos de avaliação

Authors

  • Joilson Meneguci Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Douglas Assis Teles Santos Universidade do Estado da Bahia, campus Teixeira de Freitas
  • Rodrigo Barboza Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rafaela Gomes Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Jeffer Eidi Sasaki Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Sheilla Tribess Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Renata Damião Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Jair Sindra Virtuoso Júnior Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.3178

Abstract

O presente estudo de revisão narrativa teve como objetivos: a) rever os termos operacionais utilizados para a caracterização do comportamento sedentário; b) descrever as implicações para a saúde; e c) os principais métodos de avaliação do comportamento sedentário. Comportamento sedentário é o termo direcionado para as atividades que são realizadas na posição deitada ou sentada e que não aumentam o dispêndio energético acima dos níveis de repouso, ≤ 1.5 equivalentes metabólicos (METs). Ao analisar as implicações fisiológicas destes comportamentos para a saúde das pessoas é possível destacar a redução e/ou a cessação da contratilidade muscular como desencadeador do processo de diminuição da utilização da glicose pelos músculos, do aumento da insulina e do favorecimento da produção de lipídios que serão preferencialmente armazenados no tecido adiposo da região central do corpo, o qual por sua vez produz moléculas inflamatórias precursoras das doenças crónicas não transmissíveis. A inatividade física e a exposição prolongada a comportamentos sedentários devem ser avaliadas distintamente, respeitando as bases teóricas de cada constructo. O efeito prolongado da exposição aos comportamentos sedentários e da inatividade física ao longo do curso da vida favorece a potencialização dos efeitos nocivos de tais comportamentos na velhice e a mortalidade precoce.

Author Biographies

Joilson Meneguci, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Educação Física. Mestre em Educação Física – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil; Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA).

Douglas Assis Teles Santos, Universidade do Estado da Bahia, campus Teixeira de Freitas

Graduado em Educação Física. Mestre em Educação Física – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil; Professor do Departamento de Educação Física, Universidade do Estado da Bahia, campus Teixeira de Freitas. Teixeira de Freitas, BA, Brasil. Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA).

Rodrigo Barboza Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Educação Física. Mestre em Educação Física – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.

Rafaela Gomes Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Educação Física. Mestre em Educação Física – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil; Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA).

Sheilla Tribess, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Educação Física. Professora Adjunta do Departamento de Ciências do Esporte e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil; Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA)

Renata Damião, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Nutrição. Professora Adjunta do Departamento de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil; Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA)

Jair Sindra Virtuoso Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Educação Física. Professor Adjunto doDepartamento de Ciências do Esporte e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil; Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA)

Published

2015-04-30

Issue

Section

Review Article

Most read articles by the same author(s)