Nível de Desempenho Técnico-Tático das Equipas de Voleibol em Escalões de Formação

  • Margareth Porath
  • Carine Collet UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Michel Milistetd UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) PARANÁ.
  • William das Neves Salles UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Juarez Vieira do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Abstract

O objetivo do estudo foi analisar o nível de desempenho técnico-tático de jogadores de voleibol dos escalões de formação em Santa Catarina. Participaram no estudo 271 jogadores de 24 equipas de voleibol, finalistas do campeonato estadual de 2010, dos escalões mirim, infantil e infanto-juvenil. Os jogos foram filmados e, posteriormente, as ações técnico-táticas analisadas por meio do Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático no Voleibol. Na análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e inferencial através do Programa SPSS versão 23, para apresentar os níveis de desempenho dos jogadores e associá-los com o género e o escalão competitivo. No desempenho global, os resultados mostraram que a maioria dos jogadores apresentou nível adequado de desempenho técnico-tático, com destaque para as componentes ajustamento e eficiência. Nas componentes tomada de decisão e eficácia, a maioria dos jogadores apresentou níveis intermediários de desempenho, com resultados semelhantes quando consideradas os diferentes escalões e géneros. Conclui-se que, por se tratar de escalões de formação, as componentes táticas poderão ser aperfeiçoadas a partir das vivências com a modalidade, melhorando a qualidade e a velocidade na tomada de decisão, fatores que influenciam diretamente a eficácia do jogador.

Author Biographies

Margareth Porath
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.
Carine Collet, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Núvleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte do CEntro de Desportos da Universidade FEderal de Santa Catarina.
Michel Milistetd, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) PARANÁ.

Professor Assistente da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Mestre em Ciências do Desporto da Universidade do Porto. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte.

Juarez Vieira do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Doutor em Ciênicas do Esporte pela Universidade do Porto. Professor associado IV na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos da Unviersidade FEderal de Santa Catarina.
Published
2016-10-13
Section
Original Article