Utilização de Flutuadores em Aulas de Natação para Crianças: Estudo Interventivo

  • Rossane Trindade Wizer Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávio Antônio de Souza Castro Escola de Educação Física, UFRGS
  • Cassio de Miranda Meira Junior Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Abstract

Objetivou-se analisar a influência da utilização de flutuadores colocados nos braços sobre a aquisição de habilidades aquáticas em crianças (mediana da idade, em meses, de 40 ± 4.1). Elas foram divididas em dois grupos: aulas de natação com flutuadores (CFlut, n = 8) e sem flutuadores (SFlut, n = 9) e avaliadas com a Escala de Erbaugh de desempenho motor aquático, pré e pós-intervenção de oito semanas. Relatórios descritivos foram redigidos com informações sobre comportamento das crianças ao longo da intervenção e dificuldades encontradas pelo professor. Em relação à análise geral das tarefas, os grupos não apresentaram diferenças, no entanto, o grupo SFlut apresentou melhores resultados nas tarefas de deslocamento e saltos. A ausência de flutuadores pode ter gerado melhor percepção das forças que atuam na água.

Author Biographies

Rossane Trindade Wizer, Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestre em Ciências do Movimento Humano, especialista em Motricidade Infantil. Área da pedagogia da natação.
Flávio Antônio de Souza Castro, Escola de Educação Física, UFRGS
Doutor (2007) e Mestre (2002) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área da biomecânica e da fisiologia aplicadas à natação. Vice-Diretor da Escola de Educação Física da UFRGS (2012-2016); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - Mestrado e Doutorado - da mesma instituição (Disciplina de Métodos Quantitativos).
Cassio de Miranda Meira Junior, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
Bacharel em Esporte (1995 - EEFE/USP), Mestre (1999 - EEFE/USP) e Doutor (2005 - EEFE/USP) em Educação Física, Pós-Doutor em Aprendizagem Motora (2012 - University of Tennessee). Professor Associado (livre-docente) em dedicação exclusiva da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Chefe do Laboratório de Ciências da Atividade Física e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras.
Published
2016-10-13
Section
Original Article