Utilização de Flutuadores em Aulas de Natação para Crianças: Estudo Interventivo
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.7696Resumo
Objetivou-se analisar a influência da utilização de flutuadores colocados nos braços sobre a aquisição de habilidades aquáticas em crianças (mediana da idade, em meses, de 40 ± 4.1). Elas foram divididas em dois grupos: aulas de natação com flutuadores (CFlut, n = 8) e sem flutuadores (SFlut, n = 9) e avaliadas com a Escala de Erbaugh de desempenho motor aquático, pré e pós-intervenção de oito semanas. Relatórios descritivos foram redigidos com informações sobre comportamento das crianças ao longo da intervenção e dificuldades encontradas pelo professor. Em relação à análise geral das tarefas, os grupos não apresentaram diferenças, no entanto, o grupo SFlut apresentou melhores resultados nas tarefas de deslocamento e saltos. A ausência de flutuadores pode ter gerado melhor percepção das forças que atuam na água.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos dos seus trabalhos.
Após a aceitação para publicação, os autores concedem à Sílabas Didáticas, LDA. uma licença não exclusiva para publicar, reproduzir, distribuir e comunicar o artigo ao público, bem como para se identificar como editora original do artigo em formatos impresso e eletrónico, incluindo a sua indexação e divulgação através de bases de dados, repositórios e outras plataformas académicas.
Todos os artigos publicados são disponibilizados sob os termos da Licença Creative Commons Attribution–NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Esta licença permite a utilização, partilha, distribuição e reprodução não comercial em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os devidos créditos ao(s) autor(es) original(ais) e à revista Motricidade, e que sejam indicadas quaisquer alterações efetuadas.
Os autores podem depositar a versão final publicada do artigo (Versão Oficial) em repositórios institucionais, repositórios temáticos, redes académicas ou sites pessoais, desde que a publicação original seja devidamente citada.
