Sobre a Revista

Âmbito

A revista Motricidade (ISSN 1646-107X, eISSN 2182-2972) é uma publicação científica trimestral, propriedade da Sílabas Didáticas, LDA. A política editorial da revista visa contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico de caráter teórico e empírico nas áreas científicas do desporto, psicologia e desenvolvimento humano, e saúde, adotando sempre que possível uma natureza interdisciplinar. Deste modo, a revista Motricidade adota uma política de acesso livre/aberto (open access) a todo o conteúdo publicado, promovendo a consulta gratuita dos artigos, assim como, facilitando a divulgação do trabalho desenvolvido pelos autores/investigadores.

São considerados para publicação artigos originais e artigos de revisão, realizados com rigor metodológico e que possam contribuir para o desenvolvimento destas áreas científicas ou promover o debate internacional em torno destas temáticas. Os artigos submetidos deverão conter dados originais, teóricos ou experimentais, que ainda não tenham sido objeto de publicação (parcial ou integral) ou que não estejam em processo atual de avaliação editorial por parte de outro periódico. São admitidos manuscritos em língua inglesa ou portuguesa. Os artigos redigidos em inglês serão submetidos a uma avaliação prévia linguística, de modo a aferir a sua qualidade linguística. É aconselhado aos autores que os submetam a serviços de tradução especializados e se possível que submetam o certificado aquando da submissão.

A revista Motricidade subscreve os requisitos propostos pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e pela American Psychological Association (APA), para a apresentação de artigos científicos a revistas com arbitragem científica.

A utilização do conteúdo da revista Motricidade por terceiros rege-se pelos termos de uma licença “Creative Commons” que possibilita a sua utilização sem fins comerciais, desde que as referências utilizadas sejam devidamente citadas.

A forma adequada de citação da revista em referências bibliográficas é Motricidade.

 

SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

Os artigos deverão ser enviados eletronicamente através da plataforma OJS (Open Journal Systems) da revista Motricidade, acessível a partir de https://revistas.rcaap.pt/motricidade/about/submissions. Novos utilizadores deverão registar-se previamente.

Feito o login na plataforma OJS da revista Motricidade, os autores deverão fornecer os dados solicitados e proceder à submissão do manuscrito, a qual implica 5 passos:
1. Após seleção do link Submissões online, é necessário indicar o tipo/secção de artigo, selecionar o idioma de submissão e aceitar as condições gerais de submissão. Poder-se-á, ainda, fazer algum comentário opcional aos editores, como por exemplo indicar a área científica do artigo submetido.
2. No segundo passo, dever-se-á submeter a versão final do manuscrito, de acordo com as normas da revista. Este ficheiro não deverá conter qualquer identificação dos autores no corpo do texto ou nas propriedades do documento.
3. Após a transferência do manuscrito para o sistema, deverá ser incluída a informação completa de contacto de todos os autores (nome, apelido, instituição, morada, endereço de e-mail, ORCID ID). Será ainda solicitada a indicação de um autor que exerça as funções de autor correspondente, o qual será o único responsável por estabelecer contactos com os editores e manter informado os restantes coautores de todas as decisões e modificações referentes ao manuscrito. A apresentação do título, resumo (até 200 palavras) e palavras-chave do idioma principal de submissão será também realizada neste passo.
4. O quarto passo, de natureza opcional, permite a transferência de documentos suplementares que os autores considerem uma mais-valia para a avaliação/revisão do manuscrito. O envio da carta de submissão e respetivos anexos obrigatórios, indicados abaixo, não deverá ser realizado neste momento.
5. No quinto passo, o autor correspondente deverá confirmar a correta submissão e registar a respetiva referência (ID) atribuída ao manuscrito. Esta referência deverá ser utilizada em todos os contactos posteriores com os editores referentes ao manuscrito submetido.

Após a confirmação da correta submissão do manuscrito, o autor correspondente deverá enviar, num prazo de 24 horas, um email ao diretor (director@revistamotricidade.com) incluindo os seguintes anexos obrigatórios: (i) carta de apresentação/submissão; (ii) declaração pormenorizada de contributo/autoria; (iii) declaração de cedência de direitos de autor; (iv) declaração de potencial conflito de interesses; e (v) declaração de conduta ética/parecer favorável do comité de ética.

Para este efeito, poderá ser utilizada a minuta da revista Motricidade disponível para download aqui.

Os editores acusarão a correta receção dos artigos e documentos suplementares e indicarão o procedimento seguinte que poderá consistir na revisão das normas ou formato do artigo ou encaminhamento para a revisão pelos pares. A não receção do email com os anexos obrigatórios implicará o cancelamento/rejeição do manuscrito.

Caso os autores tenham submetido ou publicado outros artigos de alguma forma relacionados com o manuscrito submetido à revista Motricidade, deverão ser igualmente enviados esses artigos e indicadas as distinções.

 

TAXA DE PUBLICAÇÃO

A revista Motricidade proporciona o acesso livre imediato a todo o seu conteúdo, procurando facilitar a rápida e ampla divulgação das investigações científicas dos autores, além de promover a disseminação do seu conteúdo publicado nas inúmeras prestigiadas bases internacionais de indexação e de resumos em que está incluída.

Após aprovação final do artigo e antes de receber as provas tipográficas, os autores deverão proceder ao pagamento de uma taxa de publicação no valor de 200 euros (mais IVA de 23%). Para o efeito, serão enviadas instruções de como proceder ao pagamento da taxa. Após a confirmação do pagamento, serão enviados os documentos necessários comprovativos do respetivo pagamento.

Processo de Revisão por Pares

O processo de avaliação por pares é realizado sob a forma de análise cega (blind-review), de modo a garantir a isenção e imparcialidade da avaliação. Como tal, os autores são responsáveis por garantir que o ficheiro submetido como manuscrito não contenha informações ou propriedades de documento que permitam a sua identificação.

Os autores poderão sugerir dois possíveis revisores, devendo para o efeito indicar o nome completo, endereço de e-mail atualizado e justificação para a sua escolha. Do mesmo modo, os autores poderão indicar algum revisor que, pelas mais variadas razões, não pretendam que participe na avaliação do manuscrito.

A revista Motricidade segue um processo de arbitragem científica constituída por dois momentos principais.

Inicialmente, o manuscrito é avaliado pelos editores quanto à sua originalidade, pertinência/relevância, clareza, adequação metodológica e conformidade com as normas da revista. Os artigos que não respeitem estritamente as normas de citação e referenciação bibliográfica da APA serão devolvidos aos autores, sem ser iniciado o processo de revisão pelos pares. Caso o reenvio do manuscrito continue a não respeitar as normas APA, o manuscrito será definitivamente rejeitado.

Os manuscritos que se enquadrem no âmbito/política da revista e obedeçam às respetivas normas serão posteriormente encaminhados para revisores com experiência e competência profissional na área científica em questão, aos quais será solicitada uma revisão crítica e fundamentada considerando os seguintes critérios: (i) contributo original/inovador para a área científica; (ii) adequação metodológica; (iii) coerência entre os objetivos e os resultados/conclusões; (iv) implicações para a prática/atividade profissional; e (v) clareza e atualidade do tópico investigado. A existência de divergências explícitas entre os pareceres dos revisores obrigará a uma terceira consulta, por parte de outro avaliador.

Concluído o processo de revisão, o autor principal será informado dos pareceres dos revisores e da respetiva proposta de decisão editorial preliminar. No caso de serem sugeridas modificações ao manuscrito, os autores terão um mês para reenviar o trabalho corrigido, tendo em consideração as limitações e sugestões evidenciadas pelos revisores/avaliadores. Para o efeito, deverão posteriormente submeter dois documentos através da plataforma OJS: (i) uma versão revista do artigo com as alterações inseridas destacadas com cor diferente; e (ii) um documento suplementar onde deverão constar especificamente todas as alterações, revisões ou respostas a todas modificações propostas pelos revisores. Estes documentos serão reapreciados pelos editores e pelos revisores originais, podendo ser sugeridas novas alterações ou a proposta de decisão de rejeição ou publicação do manuscrito.

A decisão final sobre a publicação é da responsabilidade exclusiva dos editores e comunicada ao autor principal.

Os editores reservam-se o direito de proceder às alterações necessárias nos originais recebidos, sem comprometer o seu conteúdo.

Periodicidade

A revista Motricidade é uma publicação científica trimestral (Março, Junho, Setembro e Dezembro), disponível na forma impressa através de assinatura e gratuitamente no formato online.

Política de Acesso Livre

A revista Motricidade oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Ficha Técnica

ISSN (print): 1646-107X
ISSN (online): 2182-2972
Depósito legal: 222069/05
ICS: 124607
Periodicidade: Trimestral (Março, Junho, Setembro e Dezembro)
Propriedade/Editora: Sílabas Didáticas, LDA

Correspondência:
Revista Motricidade
Urbanização Aleu, 5
5000-054 Vila Real - PORTUGAL

Bases de Indexação e Resumos

Web of Knowledge/Scielo Citation Index (Clarivate Analytics), ELSEVIER (SCOPUS, EMCare), SCImago (SJR: Medicine, Health Professions), PsycINFO, IndexCopernicus, Scielo, CABI (CAB Abstracts, Global Health, Leisure, Recreation and Tourism Abstracts, Nutrition Abstracts and Reviews Series A), Qualis, SPORTDiscus, EBSCO (CINAHL Plus with Full Text, Academic Search Complete, Fonte Acadêmica, Fuente Academica, Fuente Academica Premier), Proquest (CSA Physical Education Index, ProQuest Psychology Journals, Summon by Serial Solutions, Ulrich's Periodicals Directory), DOAJ, Open J-Gate, Latindex, Gale/Cengage Learning (InfoTrac, Academic OneFile, Informe) Google Scholar, SIIC Databases (siicsalud), BVS ePORTUGUESe, SHERPA/RoMEO, e-Revistas, OCLC, Hinari/WHO, Swets Information Services, ScienceCentral, Genamics JournalSeek, Cabell's Directories, SafetyLit, NLM Catalog, SCIRUS, BASE Bielefeld, Academic Journals Database, Índex Online RMP, Saúde em Movimento

Avaliação Qualis CAPES

2016 - B1 (Educação Física, Psicologia, Educação e Interdisciplinar)

2016 - B2 (Enfermagem)

Histórico da Revista

A revista Motricidade iniciou a sua publicação em Janeiro de 2005. Desde então, orgulha-se de contribuir extensivamente para a divulgação e discussão técnica e científica das áreas da saúde e desporto, com especial realce no contexto luso-brasileiro, estando actualmente indexada em diferentes bases de dados nacionais e internacionais.

A revista Motricidade adopta, desde 2009, uma política de acesso livre (open access), permitindo o acesso gratuito a todo o seu conteúdo, sem qualquer tipo de embargo.