Teste de coordenação corporal para crianças (KTK): Aplicações e estudos normativos

Autores

  • Alice Sá Carneiro Ribeiro
  • Ana Cristina de David
  • Marcella Manfrin Barbacena
  • Michele Lopes Rodrigues
  • Nanci Maria de França

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.1155

Resumo

Os objetivos da presente revisão foram: i) demonstrar a utilização do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK) em variadas populações infantis; ii) descrever estudos que desenvolveram padrões de referência do KTK; e iii) averiguar a existência de padrões de referência do KTK para a coordenação motora de crianças brasileiras. A seleção das publicações realizou-se entre os meses de abril e junho (2010) e foram utilizadas as bases de dados Pubmed, Lilacs e www.google.com/scholar. Os resultados indicaram que o KTK é um instrumento de avaliação do desempenho motor coordenativo adequado para ser aplicado em diferentes populações infantis como portadores de síndrome de Down. A maioria dos estudos que construíram valores de referência para suas populações infantis mostrou valores médios inferiores àqueles estabelecidos a partir do grupo de crianças alemãs de onde se originaram os dados de referência do KTK. Tal fato denota a importância da construção de dados normativos em diferentes países, tendo em vista as variadas características de natureza biológica, social, econômica e cultural a serem consideradas. Por fim, observou-se que não existem dados de referência do KTK para crianças brasileiras, porém, é inegável a importância da aplicação do teste para avaliar a coordenação motora global dessas crianças.

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Publicado

2012-09-30

Edição

Secção

Artigos de Revisão