Efeito da orientação domiciliar no desempenho funcional de crianças com necessidades especiais

Autores

  • Silvia Leticia Pavão
  • Fernanda Pereira dos Santos Silva
  • Nelci Adriana Cicuto Rocha

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.117

Resumo

Crianças com necessidades especiais apresentam disfunções neuro-sensório-motoras que limitam sua funcionalidade e participação social. Os cuidados dispensados pelos cuidadores a essas crianças podem reduzir essas limitações aumentando o grau de participação. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da orientação domiciliar na funcionalidade de crianças com necessidades especiais em atividades de vida diária. Trinta e um cuidadores de crianças foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Orientado (GO, n = 17) e Controle (GC, n = 14). Ambos os grupos foram submetidos ao PEDI (Pediatric Evaluation of Disability Inventory) no início do estudo e após três meses. Nesses três meses, o GO recebeu orientação domiciliar individualizada sobre banho, troca de roupas, alimentação e transporte da criança especial. A avaliação com o PEDI revelou aumento significativo nas pontuações do GO em auto-cuidado e função social na escala de habilidades funcionais, bem como em auto-cuidado na escala de assistência do cuidador. Sugere-se que a orientação domiciliar e individualizada a cuidadores seja eficaz para elevar o nível de funcionalidade de crianças com necessidades especiais em áreas de auto-cuidado e função social de acordo com o PEDI. Sendo, assim, uma forma simples e eficiente de intervenção junto à família.

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Artigos Originais