Associação entre Aptidão Física e Risco Cardiovascular em Jovem Universitário: Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.12943Resumo
Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a associação da aptidão física com os fatores de risco para Doenças Cardiovasculares em jovens universitários. As pesquisas do estudo foram realizadas nas seguintes bases de dados: Mideline com os descritores: “physical fitness” e “cardiovascular risk” associados às palavras “students” e “university”. Foram incluídos os artigos publicados no período de 2007 a 2017, do tipo epidemiológico observacional, na língua, inglesa. Foram selecionados 4 estudos quantitativos transversais de acordo com critérios específicos de elegibilidade os itens de relatórios preferenciais para análise sistemática e protocolo de metanálise (PRISMA). A extração de dados foi realizada independentemente por três autores, incluindo a avaliação do risco de viés dos estudos e a classificação da força de evidência. Os resultados mostraram que os jovens universitários tem apresentado um comportamento sedentário e de baixa aptidão aeróbia, com altos ídices de dislípidemias, obesidade central, niveis pressoricos arteriais também altos, caracterizando assim varios fatores de risco de Doenças Cardiovasculares.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.