Tempo de reação e a eficiência do jogador de goalball na interceptação/defesa do lançamento/ataque
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.134Resumo
O goalball é um esporte coletivo criado para pessoas cegas e deficientes visuais. O objetivo do estudo foi analisar o comportamento motor de jogadores de goalball, de ambos os sexos, para avaliar a influência do tempo de reação (TRe) na eficiência das ações de defesa. Participaram do estudo nove atletas, que integraram as equipes nacionais de goalball durante os 3º Jogos Mundiais da IBSA, realizados em São Caetano do Sul − SP, em Agosto de 2007. Para a coleta de dados utilizou-se a cinemetria, de modo a obter imagens das ações motoras dos sujeitos na realização das ações de defesa. Os dados foram analisados a partir da movimentação de segmentos corporais em relação à movimentação da bola, utilizando-se o programa de análise de movimento, o DgeeMe Version 1.0b. Constatou-se que os valores de TRe dos sujeitos estavam dentro dos padrões referenciados na literatura. A repetição dos movimentos e a prontidão para a ação influenciaram uma melhor resposta dos sujeitos em relação à tarefa, facilitando uma diminuição no TRe. Em relação às ações dos sujeitos que resultaram em defesa da bola ou em gol, não houve diferença de TRe entre os dois grupos de ações.Downloads
Edição
Secção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.