Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying

Autores

  • Maxiano Dâmaso Martins
  • Slomara Aparecida Silva
  • Daniel Barbosa Coelho
  • Lenice Kappes Becker
  • Emerson Cruz Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.16233

Resumo

O objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos professores de Educação Física sobre a ocorrência de bullying nas escolas que atuam e elencar as ações utilizadas para prevenir o problema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados é possível afirmar que as escolas não assumem o compromisso de planejar e aplicar estratégias que possam prevenir o fenômeno do bullying. Os dados também indicam que a formação inicial pode ter sido deficiente na preparação de professores para compreender e combater esse tipo de violência. Espera-se que este estudo possa levar à reflexão não somente os professores envolvidos, mas também as instituições de ensino superior assim como as escolas para que o bullying seja corretamente estudado e combatido.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30