Exercício físico e avaliação da capacidade funcional de um idoso com Parkinson
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.16237Resumo
O objetivo desse estudo foi verificar a associação de um Programa de Exercício Físico (PEF) com a capacidade funcional de um idoso acometido pela Doença de Parkinson (DP). Esta pesquisa teve um participante do sexo masculino, 70 anos, caracterizando um estudo de caso. O PEF foi realizado duas vezes por semana, 45 minutos de duração, durante 27 meses. Os testes funcionais realizados foram: velocidade de reação, equilíbrio estático e sit-and-reach. Foram realizadas seis avaliações funcionais periodicamente após o início das atividades. Para a análise dos dados foi utilizado o teste de correlação Spearman. Nos testes de velocidade de reação os resultados apresentaram força de correlação positiva fraca (+ 0.14) (p= 0.78). Nos testes de equilíbrio os resultados apresentaram força de correlação positiva fraca (+ 0.25) (p= 0.62). Nos testes sit-and-reach, os resultados com a perna direita apresentaram força de correlação positiva fraca (+ 0.23) (p= 0.65) e com a perna esquerda, força de correlação inexistente (0.00) (p= 1.00). De acordo com os resultados apresentados, não houve associação significativa do PEF com a capacidade funcional do idoso.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.